Encerra na próxima sexta-feira (17/03), as inscrições para o edital 002/2023 do Programa Ciência na Escola (PCE), disponibilizado pelo Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Para este ano, está previsto mais de 5 milhões em investimento com recurso do tesouro estadual.
Um dos projetos contemplados pelo programa, em 2022, inovou ao inserir o slackline, esporte no qual o participante deve se equilibrar e executar manobras em uma fita esticada, nas aulas de Educação Física da Escola Municipal Divino Pimenta Faleiros, localizada na zona leste de Manaus.
No total, mais de 200 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental conheceram e passaram a praticar essa modalidade esportiva por meio do projeto. O slackline foi inserido na escola por iniciativa da professora de Educação Física Danielle de Araújo, que coordenou a ação.
“As aulas práticas de slackline foram um grande sucesso. Conseguimos alcançar nosso objetivo principal, que era inserir o slackline na escola e oferecer aos alunos uma nova forma prática de aventura”, celebrou a professora ao lembrar que a atividade permitiu que os estudantes desenvolvessem maior equilíbrio, concentração e atenção por meio de aulas diferentes dos habituais.
Fases de implantação e expansão
Segundo a professora, diversas etapas foram seguidas para implementar o esporte na escola e atrair o interesse dos alunos pela modalidade.
Na primeira fase, as atividades foram teóricas e concentradas em apresentar os objetivos da modalidade aos estudantes. Em seguida, o projeto encontrou e adaptou um local amplo, seguro, arejado e a céu aberto para instalar a fita de nylon e, desse modo, iniciar as aulas práticas de slackline na escola.
Uma oficina foi realizada para apresentar o projeto para outras escolas, professores, gestores e alunos da comunidade, diante do sucesso da iniciativa e da ampla adesão dos estudantes.
Além disso, a coordenadora promoveu a visita de alguns integrantes do projeto até a sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para possibilitar que os alunos praticassem o esporte em contato direto com a natureza.
O projeto também foi exposto na X Feira de Ciências da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), apresentando as atividades para um grande público, segundo a professora.
“Os resultados obtidos, confesso, foram melhores do que o esperado, superamos as expectativas, tudo ocorreu como planejado e foi muito gratificante poder realizar este projeto dentro da realidade da nossa escola. A Fapeam propicia a nós professores, a oportunidade de aumentar a qualidade da educação e de acreditar na pesquisa. Nos disponibiliza ferramentas para mostrar o nosso trabalho e nosso potencial enquanto professor, pesquisador e coordenador”, comentou a professora.
Batizado de “Slackline na escola: uma realidade possível para as aulas práticas de educação física”, o projeto ocorreu de julho a novembro do ano passado. A iniciativa foi apoiada pela Fapeam, via o edital Nº 004/2022 do PCE.
PCE
O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam, direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.
Um novo edital do PCE foi aberto pela Fundação. Serão selecionados 700 projetos, sendo 250 de escolas estaduais e municipais de Manaus e 450 de escolas estaduais do interior do Amazonas.
O programa é direcionado a professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.
Mais informações sobre o edital e submissão de propostas podem ser encontradas no site da Fapeam, no endereço www.fapeam.am.gov.br
FOTOS: Érico Xavier – Decon/Fapeam