Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus promove primeiro encontro com assessores da Semed do Projeto ‘Educação para a Diversidade’

Aprofundar aspectos da educação para a diversidade, integrando diferentes saberes e ferramentas, em vista da formação integral da pessoa humana. Com esse objetivo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o primeiro encontro do projeto “Educação para a Diversidade”, nesta segunda-feira, 13/3.

O evento reuniu aproximadamente 60 profissionais da educação, entre assessores pedagógicos e interdisciplinares das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Norte, Sul e Leste 2, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da secretaria, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

Na oportunidade, os educadores debateram sobre educação para a diversidade no contexto migratório, na construção de uma cidadania com equidade e justiça social. De acordo com o professor articulador da equipe de adversidades da DDPM, Edeney Salvador, é o primeiro encontro com os educadores no total de oito módulos que vão aprofundar a temática.

“É um projeto que iniciamos ano passado sobre os temas da diversidade como questão de gênero e sexualidade, educação ética e cidadania e transversalidade e étnico religiosa. São esses três pilares que vamos desenvolver com os professores, é assim eles vão ter uma ferramenta para ser aplicada em sala de aula”, explicou o professor.

Com um total de 70 unidades de ensino da DDZ Leste 2, o gerente pedagógico José Augusto Cordeiro disse que o encontro é fundamental, para a equipe de 16 assessores pedagógicos aprenderem mais sobre o tema.

“É uma formação que nos possibilita dar o melhor atendimento para a nossa comunidade estudantil, para os pais porque isso é um assunto importantíssimo e tem a ver com a identidade das pessoas. A Prefeitura de Manaus se preocupa com essa questão da diversidade no ambiente escolar”, salientou Cordeiro.

Segundo a assessora pedagógica Waldenice Barreto, da DDZ Sul, a divisão realiza um trabalho muito grande com 69 escolas. Para ela, essa ação foi muito proveitosa para a execução das atividades pedagógicas nas unidades de ensino.

“Quero parabenizar a Semed por oferecer a capacitação porque essa temática faz parte também da Base Nacional Comum Curricular, principalmente na matriz curricular dos nossos alunos que vão fazer a prova do Saeb. Com isso, nós vamos nos atualizar e escolher as metodologias corretas para se trabalhar dentro das salas de aula”, finalizou.

A programação do primeiro módulo do projeto “Educação para a Diversidade” segue nesta quarta-feira, 15/3, na DDPM, beneficiando os assessores pedagógicos e interdisciplinares das DDZs Leste 1, Oeste, Centro-Sul e Rural da Semed.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura irá ofertar serviço de inserção de DIU de forma inédita na zona Rural de Manaus

Redação Am

Prefeitura de Manaus segue com campanha que oferece descontos de até 100% para regularização de débitos com IPTU

Redação Am

Ageman declara interesse de contribuir com Aneel na regulação e fiscalização do serviço de energia elétrica em Manaus

Redação Am