Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, plataforma gratuita de Ciência, Tecnologia e Inovação é apresentada no Tocantins

Um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), que busca promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, foi apresentado a toda a comunidade científica ligada ao terceiro setor do estado do Tocantins. O evento foi realizado nesta sexta-feira (03/03), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.

A plataforma tem a finalidade de promover uma conexão com pesquisadores e entidades, por meio de uma plataforma gratuita voltada para a divulgação e a promoção de projetos e soluções no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“O Governo do Estado, por meio desta iniciativa, identificou que é necessário ter um olhar voltado para frentes que contemplam as redes de inteligência científica no Amazonas e demais estados da Amazônia Legal, visto a importância de se ter um desenvolvimento pautado na ciência, tecnologia e inovação, que tem como base uma economia justa e igualitária para a Amazônia”, disse Milena Costa, assessora técnica do Departamento de Políticas Públicas da Sedecti.

A ferramenta é desenvolvida pela Rede de Recursos Humanos e Inteligências para a Sustentabilidade da Amazônia (Rede Rhisa), implementada pelo Instituto Acariquara com a cooperação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com aporte financeiro do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

De acordo com o coordenador da Rede Rhisa, Henrique dos Santos Pereira, a plataforma possui uma agência de notícias voltada exclusivamente à promoção da divulgação das iniciativas de CT&I, funcionando com uma grande vitrine para a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Amazônia.

“É importante ressaltar que a Rede Rhisa se caracteriza como uma rede de jornalismo científico, promovendo a comunicação científica na região. Para os próximos meses, a Rede pretende ampliar o rol de informações e ter um braço de rede de negócios”, afirmou Henrique, que é doutor em Ecologia.

Em dois anos, a Rhisa já foi apresentada para a comunidade científica dos 18 municípios-polo do Amazonas e também nos estados do Acre, Rondônia, Roraima e parte do Pará. A mobilização em Tocantins é a primeira do ano de 2023, quando o projeto também será apresentado aos estados do Amapá, Maranhão e à cidade de Belém.

Durante o encontro no Tocantins, os coordenadores da Rede Rhisa fizeram a apresentação da plataforma e esclareceram dúvidas de como a comunidade científica, os gestores públicos, as instituições e o setor privado poderão aderir ao projeto.

FOTOS: Pedro Barbosa/Rede Rhisa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas movimenta mais de R$ 3,5 milhões na compra de alimentos da agricultura familiar

Redação Am

Equipe amazonense conquista medalha em Campeonato Brasileiro de Ginástica

Redação Am

Governo do Amazonas realiza primeira convocação de aprovados em concurso público da Afeam

Redação Am