Portal Uno Midias
Manaus

Carnaval na Floresta: concursos de Fantasias Adulto e de Máscaras marcam Domingo de Carnaval em Manaus

A criatividade dos foliões amazonenses marcou o Concurso de Fantasias e Máscaras, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como parte da programação do “Carnaval na Floresta”. O evento aconteceu no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), no bairro Crespo, zona sul da capital.

O evento reuniu 55 candidatos, que desfilaram suas produções para uma plateia animada. De acordo com o secretário executivo da pasta, Cândido Jeremias, o evento é importante para resgatar tradições do Carnaval e fomentar a economia criativa.

“A ideia é trazer, depois de dois anos da não realização por causa da pandemia, a tradição dos bailes de fantasias de antigamente e envolver a geração de emprego e da economia criativa e da cultura aos artistas que elaboram suas fantasias com sustentabilidade”, ressaltou o secretário executivo.

Categorias e premiações

O Concurso de Fantasias Adulto contou com seis categorias: Luxo Masculino, Luxo Feminino, Originalidade Masculina, Originalidade Feminina, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e Melhor Idade (a partir de 60 anos).

Quanto às premiações, o evento contemplou, com valores que variam de R$ 400 a R$ 7 mil, os três primeiros colocados de cada categoria nas modalidades Adulto, Melhor Idade e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Na modalidade Melhor Máscara, apenas o primeiro lugar nas duas categorias, Originalidade e Luxo.

Os concorrentes foram julgados por uma comissão de jurados indicados pela Secretaria de Cultura.

A competição começou com a categoria Originalidade Feminino, reunindo oito concorrentes. O 1º lugar foi para Roseane Gomes, com a fantasia intitulada “Reciclando a Reciclagem”.

“É a primeira vez que eu estou participando desse concurso e não imaginava ser campeã”, disse Roseane.

A categoria Originalidade Masculino teve nove competidores, que apresentaram trabalhos com temáticas variadas. O grande vencedor foi Breno Serdeira que estava fantasiado como “Mapinguari”.

Na sequência, a categoria Luxo Feminino contou com sete concorrentes desfilando fantasias com pedrarias e plumas. A melhor colocada foi Carine Suelen, com “Cisne Rosa”.

Com seis competidores, a categoria Luxo Masculino apresentou produções grandiosas e teve como melhor colocado Marcelo Alcântara como “Poseidon”.

“Nesse ano eu completo o sétimo ano ganhando o primeiro lugar. E é uma felicidade muito grande, a realização do governo prestigiar a gente. A gente passou dois anos sem Carnaval, para quem é artista e ama o Carnaval, a gente esperava isso como nunca”, relatou o campeão.

Na categoria da Melhor Idade, sete candidatos participaram apresentando muita criatividade. O vencedor foi José Machado de Souza como “Senhor das Galáxias”.

Máscaras

A modalidade Máscara, que premia apenas o primeiro colocado, teve seis participantes na categoria Originalidade. O vencedor foi Marcos Sado como “Frigideira”.

Já na categoria luxo, que contou com também seis concorrentes, o destaque foi para Leonardo Vasconcelos como “Iemanjá”.

A última categoria de Fantasias a desfilar foi a de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, trazendo três casais na disputa. O primeiro lugar foi para Luan Vieira e Silvia Ribeiro, da Unidos do Alvorada.

“Já é a segunda vez que a gente participa do concurso. E a primeira vez recebendo um prêmio. Estou muito feliz, muito realizado de estar representando a minha escola, a minha comunidade. Acho maravilhoso o incentivo para todo mundo fazer sua fantasia e vir aqui brincar”, afirmou Luan.

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Fardamento e kit escolar reforçam preocupação com qualidade do ensino

Redação Am

Pessoas com deficiências terão Provão Eletrônico para conclusão de estudos, em Manaus

Redação

Grupo IJP lança showroom da Bontempo em Manaus em novo hub de design e arquitetura

Pamela Oliveira