Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Brasil já é quarto maior mercado para vinhos chilenos

A Concha Y Toro, terceira maior vinícola do mundo em volume, segundo a Wine Intelligence anunciou investimento histórico de 80 bilhões de pesos chilenos na aquisição de vinícolas, propriedades e novos centros de produção. As vendas totais da vinícola tiveram incremento de 7% nos primeiros seis meses do ano, em meio a um cenário desafiador. Metade da receita da empresa veio de marcas premium.

O Brasil segue crescendo como mercado e representou 9,2% das vendas no período. Em recente visita a São Paulo, o CEO Eduardo Guilisasti comentou que o país tem potencial para pular da quarta para a primeira posição em importância para a vinícola chilena, considerando-se o crescimento das vendas de vinhos do segmento premium, que continuam puxando para cima os resultados da Concha Y Toro no mercado brasileiro.

Por marca, as categorias Principal e Invest – as marcas premium prioritárias- tiveram um aumento de 4,8% em valor e uma diminuição de 11,4% em volume. Consequentemente, a empresa apresentou um mix de vendas estável em relação ao mesmo semestre de 2021, ou seja, metade (49,4%) do faturamento total da holding veio das categorias Premium, que chegou a subir 50,9% no segundo trimestre.

“Apesar da situação desafiadora pela qual estamos passando, nossa convicção nos fundamentos sólidos da estratégia e da empresa permanece intacta”, disse Guilisasti. A empresa continua investindo em marketing para manter a força de suas marcas entre os consumidores, além de realizar o maior investimento de sua história – cerca de 80 bilhões de pesos chilenos em propriedades, vinícolas e centros de produção, a fim de sustentar o crescimento futuro com capacidade e produtividade.

Diante do cenário de fortes pressões inflacionárias no mundo e seu impacto no custo dos insumos, frete e mão de obra, a empresa realizou três ações principais: aumento de preços em todo o portfólio, com foco em seus objetivos de rentabilidade, busca de uma gestão eficaz de custos e manutenção de sua solidez financeira. O aumento de preço aplicado, aliado ao efeito cambial favorável, motivaram o aumento da receita, apesar da queda de 9,7% no volume.

Por mercados, o Reino Unido foi responsável por 24,5% das vendas, seguido pelos Estados Unidos com 15,4% e Chile com 14,6%. Mais atrás estão Brasil e México com 9,2% e 4,9%, respectivamente.

Com mais de 135 anos de história e presente em 130 países, a Viña Concha y Toro é atualmente a maior exportadora de vinhos da América Latina, de acordo com a consultoria Wine Intelligence.

Sediada em Santiago do Chile, possui 12.313 hectares de vinhedos plantados em reconhecidos vales vitivinícolas do Chile, Argentina e Estados Unidos. Tem 13 escritórios de vendas em seus principais mercados ao redor do mundo. Em 2021, a Viña Concha y Toro tornou-se uma Certified B Corporation, concedida para as empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG. No Brasil, a VCT, filial e distribuidora do Grupo Concha y Toro, representa no país todos os produtos das vinícolas Concha y Toro, Trivento e Bonterra.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

NetApp faz parceria com Google Cloud para maximizar a flexibilidade para o armazenamento de dados em nuvem

DINO

Santa Marta International Terminal Company entra em operação com Mainsail 10 da Tideworks

DINO

Rumos da educação no Brasil são debatidos no 13º Congresso ICLOC

DINO