Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Mineração anunciará avanços nas práticas ESG no Brasil

O planejamento e execução de ações relacionadas às boas práticas em ESG (responsabilidade ambiental, social e excelência em governança) vai ditar o futuro dos negócios e da reputação da indústria da mineração, afirma o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). O setor estabeleceu metas rígidas até 2030 e seu cumprimento pode ser acompanhado pela sociedade. Dois exemplos: o consumo de água e o de energia junto a fontes renováveis. As mineradoras associadas ao IBRAM adotarão meta de redução de 10% de redução do consumo de água até 2030. Já o consumo de energia junto a fontes renováveis deverá crescer de 10% a 15%.

Essas metas e planos de ação estão reunidas na ‘Agenda ESG da Mineração do Brasil’, organizada pelo IBRAM. Ela envolve 12 áreas relacionadas à atividade mineral, como segurança operacional, gestão de estruturas de rejeitos, relacionamento com comunidades, mitigação de impactos ambientais. É o projeto mais robusto voltado a ESG de um setor industrial no Brasil.

“A Agenda ESG reúne compromissos setoriais para tornar a mineração ainda mais sustentável, segura e responsável. Ela estabelece princípios, valores e ações em prol das boas práticas ESG”, diz Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM.

Os avanços da Agenda ESG são mensurados com base nos dados sobre a atuação das mineradoras em relação às práticas no âmbito da governança corporativa, no relacionamento com as partes interessadas e com o meio ambiente (ESG), coletados pelo IBRAM, em parceria com a Falconi Consultoria. Os dados são compilados e debatidos pelos 12 grupos de trabalho que estruturam a Agenda ESG da Mineração desde setembro de 2019.

Os mais recentes avanços da Agenda ESG serão anunciados no próximo dia 5 de setembro, em webinar gratuito com a participação confirmada de autoridades do Ministério de Minas e Energia (MME) e de representantes das mineradoras e organizações, como Instituto Ethos, Pacto Global, Consultoria Falconi, entre outros convidados. As inscrições estã disponíveis no link https://bit.ly/BalancoESG

Programação do webinar:

Abertura

15h – Raul Jungmann (IBRAM) Importância dos temas ESG no Setor Mineral

15h10 – Wilfred Bruijn (Anglo American) Visão global da Agenda ESG

15h20 – Rodrigo Vilela (Samarco) ESG como valor

15h30 – Caio Magri (Ethos) As várias dimensões da agenda ESG para a mineração

15h40 – Camila Valverde (Pacto Global) ESG em rede como plataforma de atuação

15h50 – Dennis Gloria, Falconi Síntese do Assessment ESG no setor mineral

15h55 – Apresentação dos resultados 2021 e metas 2030 – ESG Mineração do Brasil

16h30 – Encerramento

A mediação caberá a Ana Cunha, Diretora Kinross, Conselheira do IBRAM e Coordenadora do Comitê ESG IBRAM.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Provenir nomeia Richard Kern líder global de Serviços Profissionais

DINO

Mercado Imobiliário em alta demanda estratégias de vendas

DINO

App anuncia nova fase de programa de mininovelas no Brasil

DINO