Portal Uno Midias
Cidade

Ações da prefeitura para o controle da malária são tema de documentário do Ministério da Saúde

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), referente ao controle da malária, está sendo apresentado a técnicos do Ministério da Saúde que estão em Manaus para conhecer as ações desenvolvidas. Além de conhecer de perto a realidade dos trabalhadores de saúde do município, no combate à doença, desde a última terça-feira, 12/7, a comitiva também registra o cotidiano das equipes da Semsa, para a produção de material audiovisual que destaca a importância da rede municipal de saúde no enfrentamento à doença, que é um desafio para a saúde pública.

A equipe do Ministério da Saúde já visitou a base operacional Santa Inês, na zona Leste, onde foram apresentados os processos de gestão e monitoramento da doença, além do diagnóstico e tratamento da malária, trabalho que é supervisionado pelo Laboratório Central de Controle de Qualidade do Diagnóstico da Malária (LCCQDM) da Semsa.

Para a subsecretária Aldeniza Araújo, a documentação da rotina das equipes da Semsa é uma importante forma de reconhecimento do trabalho dos servidores. “Essa produção audiovisual vai mostrar o quanto a ação dos servidores tem um impacto positivo no controle da malária. A contribuição deles, que abrange busca ativa, ações de educação em saúde, tratamento e monitoramento dos casos, é fundamental para a saúde pública”, sintetizou.

Roteiro

Os técnicos do Ministério da Saúde também acompanharam o trabalho de busca ativa de casos, verificando o preenchimento do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep-Malária).

Outro ponto do roteiro do grupo foi o acompanhamento das atividades do Laboratório Central (Lacen), gerenciado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP-AM), que realiza o controle de qualidade das lâminas enviadas pelos municípios do Amazonas para diagnóstico da malária.

A visita ao município foi encerrada nesta quarta-feira, 13, com o registro das ações dos agentes de endemias e LCCQDM à base operacional União da Vitória localizados na zona rural.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Parque Municipal do Idoso realizará 18ª edição da tradicional festa ‘Parque na Roça’

Redação Am

Prefeitura de Manaus passa de 11 mil processos analisados em licenciamento urbano

Redação Am

Prefeitura de Manaus anuncia programação para a ‘Semana do Turismo’

Redação Am