Portal Uno Midias
Cidade

Diante de aumento de casos, Prefeitura de Manaus orienta população a atualizar esquema vacinal contra a Covid-19

Diante do aumento no número de novos casos de Covid-19, a Prefeitura de Manaus orienta que a população procure as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para atualizar o esquema vacinal contra a doença. Neste sábado, 25/6, a Semsa ofertará o imunizante em 11 pontos de vacinação, que funcionam das 8h às 12h.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, informou que as unidades de saúde disponibilizam a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses da vacina, mas muitas pessoas ainda estão com a atualização pendente. Nas salas de imunização, os usuários devem apresentar apenas um documento de identidade com foto e o cartão de vacina.

“Graças à vacinação contra a Covid-19, pudemos reabrir os comércios, participar de grandes eventos e estar próximos de amigos e familiares, coisas que foram restringidas por muito tempo. O município continua avançando na vacinação da população, mas a pandemia ainda não acabou, então precisamos que os cidadãos se mantenham protegidos contra a doença através da vacina”, disse.

Djalma alertou que o Estado tem observado um aumento de novos casos de Covid-19 nos últimos dias. Conforme o boletim diário da Fundação de Vigilância em Saúde – Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a escalada de novos casos começou na última terça-feira, 21/6, com 68 casos confirmados, número que subiu para 132 na quarta-feira, 22/6, e chegou a 215 na quinta-feira, 23/6.

Ainda segundo a FVS, 20 pacientes estavam internados com diagnóstico de Covid-19 em Manaus, na quinta-feira, sendo 16 em leitos clínicos e 4 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em relação ao esquema vacinal dos pacientes, 8 não receberam nenhuma dose da vacina, 11 não completaram o esquema vacinal, e três estavam com imunização completa.

“Os dados apontam que a grande maioria das pessoas que evoluem para um quadro grave da Covid-19 não se vacinaram ou não completaram o ciclo de imunização. A vacina está disponível de forma gratuita em todas as zonas da cidade e é necessário que a população faça a sua parte”, orientou.

Dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV/Semsa) apontam que, até esta sexta-feira, 211.176 pessoas aptas ainda não tomaram a primeira dose; 270.009 pessoas estão com a segunda dose atrasada; 718.528 estão com a terceira dose pendente; e outras 338.413 estão dentro do prazo para receber a quarta dose.

Os endereços dos locais de vacinação contra a doença podem ser conferidos no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e também nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook).

Públicos

O titular da Semsa explicou que o esquema de vacinação contra a Covid-19 pode ser iniciado, com a 1ª dose, por qualquer pessoa que tem 5 anos de idade ou mais. Djalma reforçou que a 2ª dose é essencial para completar o ciclo de imunização, conforme o intervalo preconizado pelo Ministério da Saúde para cada vacina. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados, obrigatoriamente, de um adulto responsável.

A 3ª dose está liberada para o público com 12 anos ou mais. As pessoas com idades entre 12 e 59 anos devem ter tomado a segunda dose há quatro meses ou mais; pessoas a partir de 60 anos devem respeitar o intervalo de três meses ou mais; adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão, dois meses ou mais; e adultos imunossuprimidos, 28 dias ou mais.

Já a 4ª dose pode ser recebida por adultos imunossuprimidos, trabalhadores da saúde e pessoas com 40 anos de idade ou mais, desde que tenham recebido a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.

Locais de vacinação deste sábado, 25/6:

8h às 12h

Zona Leste

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº -Zumbi

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº – São José Operário

USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº – Tancredo Neves

Zona Oeste

UBS Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº – Glória

UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa I

Zona Sul

USF Dr. José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº – Flores

UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/nº – Morro da Liberdade

Zona Norte

Clínica da família Carmen Nicolau, na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul

UBS Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1

UBS Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério J. Nery, nº 170, Núcleo 3, Cidade Nova

UBS Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786 – Santa Etelvina

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus implanta meio-fio e sarjeta em ruas do Japiim

Redação Am

Prefeito David Almeida entrega comunidade São João com todas as ruas recuperadas

Redação Am

Corrida ‘Manaus em Movimento’ será realizada em setembro como estratégia da prefeitura para promover saúde

Redação Am