Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas incentiva estudo para fortalecer o turismo sustentável no interior do estado

A cidade de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) é mais um município a ser investigado por pesquisadores para implantação e futura oferta de atividades de turismo sustentável. O estudo recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter) – Edital 003/2020, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Ainda em andamento, a pesquisa analisa o desenvolvimento de atividades voltadas para o geoturismo, considerando a geodiversidade do município, a partir da produção de conhecimentos organizados do potencial científico, histórico-cultural e educativo. 

De acordo com a coordenadora do projeto, Ednilce Ferreira Cruz Mendes, a pesquisa encontra-se em fase de trabalho de campo, visitas às comunidades com potencial para o geoturismo e realização de oficinas de educação patrimonial, com o objetivo de organizar os estudos já realizados sobre a geodiversidade do município nas áreas de: história, geografia, geologia, arqueologia, antropologia e ecologia.  

Conforme citou a pesquisadora, as comunidades de áreas já estudadas são: Quilombola (Lago de Serpa), São João do Araçá e São João da Chocolateira (Rio Arari), Sangaua, Muirapucuzinho, sítio Bom Socorro, sítio das Caretas, Rio Urubu e comunidades urbanas dos bairros Jauari e Colônia envolvidas no estudo realizado por arqueólogos, antropólogos e outro pesquisadores ciências sociais e humanas. 

“As atividades do projeto estão voltadas para a valorização do bem patrimonial, seja ele histórico-cultural, ambiental, saberes e fazeres das comunidades e os bens imateriais. As oficinas de educação patrimonial visam trabalhar a valorização dos bens patrimoniais materiais e imateriais”, pontuou Ednilce.

A coordenadora acrescentou que um plano de desenvolvimento de geoturismo e o mapa geoturístico para o município, como contribuição de sensibilização da comunidade para a preservação e conservação de áreas já protegidas e criação de novas áreas, serão entregues no final do projeto. 

Apoio

Ednilce Ferreira Cruz destaca que a Fapeam é a instituição que apoia pesquisas em áreas diversas do conhecimento e, principalmente, estudos sobre preservação e geoconservação, temas importantes para o Brasil e para a Amazônia.

“Daí a importância de organizar essas publicações e divulgar ao público através de parceria com órgãos da sociedade civil e o poder público, além de colaboradores e parceiros como o Instituto Geográfico e Histórico de Itacoatiara –IGHI”, completou. 

Metodologia

Segundo o projeto de pesquisa, o estudo é de natureza exploratória, bibliográfica e documental. O método de abordagem é o dialético e o histórico, visto que a pesquisa visa investigar acontecimentos, processos evolutivos da sociedade no passado para verificar a sua influência na sociedade de hoje, bem como, as interferências do contexto cultural particular de cada época. 

Painter

O Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter) tem o objetivo de fomentar a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica, por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado do Amazonas, com a finalidade de aplicação de seus resultados na resolutividade/minoração de problemas específicos dos municípios do interior do Estado. 

FOTOS: Acervo da pesquisadora e coordenadora da pesquisa, Ednilce Ferreira Cruz Mendes

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas promove mutirão de cirurgias de fissura labiopalatal e pediátricas

Redação Am

Governo do Amazonas realiza entrega de mais de 700 equipamentos para pacientes da Policlínica Codajás

Redação Am

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas desenvolve técnicas mais eficientes para extração do óleo de jambu

Redação Am