Portal Uno Midias
Meio Ambiente

Conselho Estadual do Meio Ambiente retoma reuniões presenciais após dois anos

O Conselho Estadual do Meio Ambiente do Amazonas (Cemaam) aprovou, na manhã desta sexta-feira (10/06), os nomes indicados para compor seu Comitê Científico e Metodológico (CCM), previsto no art. 19, do Decreto Estadual Nº. 44.968, de 9 de dezembro de 2021. A principal atribuição do CCM será analisar os projetos passíveis de financiamento via Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

A reunião ocorreu presencialmente, após dois anos de atividades exclusivamente virtuais, por conta da pandemia. O encontro foi no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com a participação de 16 dos 34 membros do Colegiado, mais sete convidados.

O Comitê do Cemaam teve 10 nomes aprovados, sendo cinco titulares e cinco suplentes. Os integrantes são profissionais amazonenses de notório conhecimento técnico científico em serviços ambientais ou outra área das ciências do ambiente.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e presidente do Cemaam, Eduardo Taveira, explica que a aprovação do CCM no Cemaam é um avanço para o desenvolvimento de uma nova economia no estado do Amazonas, pautada, sobretudo, no mercado de carbono e Redd+, que é um mecanismo projetado para recompensar financeiramente países em desenvolvimento, por seus resultados relacionados à recuperação e conservação de suas florestas.

“A gente espera agora uma entrada maciça de projetos para que possamos ter uma economia florestal, com floresta manejada e em pé”, disse o secretário, que também é presidente do Cemaam.

A expectativa é que, por meio destes mecanismos, o Governo do Amazonas possa dedicar esforços não só em comando e controle, mas também fazendo com que os recursos naturais possam gerar riqueza para a população.

Chamamento Público

Em maio, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) divulgou o edital do Chamamento Público N°. 02/2022, referente à formação de cadastro prévio de instituições aptas a serem executoras de projetos de serviços ambientais.

O chamamento vai até o dia 4 de julho de 2022 e tem o objetivo de gerar uma lista de instituições preparadas para executar projetos que se enquadrem na Política do Estado do Amazonas de Serviços Ambientais. O reconhecimento de aptidão das instituições tem a validade de cinco anos.

O CCM será responsável por analisar os projetos que serão apresentados, via edital, por estas instituições. 

Outros temas

Na reunião desta sexta-feira, o grupo também aprovou dois novos membros para a Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos do Cemaam. A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Amazonas (Facea) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) passam a compor o grupo temático.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Oito em dez brasileiros adotam hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes, aponta pesquisa da CNI

Brasil 61

Comunitários da RDS do Juma iniciam eleição de novos membros do Conselho Gestor

Redação Am

PotencializEE: reabertas inscrições para o programa de eficiência energética na indústria

Brasil 61