Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

UGPE leva alunos de Tecnologia em Segurança para conhecer a obra do Parque das Araras

O projeto “Tô na Obra”, da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, recebeu, nesta quarta-feira (08/06), estudantes do Centro Universitário Fametro, do curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho. O projeto, que reforça a política de transparência nas ações executadas pela UGPE, tem como proposta receber grupos da comunidade para apresentar o que está sendo realizado pelo órgão, as tecnologias e os sistemas de gestão socioambientais adotados.

A UGPE executa as obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), além do acompanhamento de uma série de convênios firmados pelo Governo do Estado com as prefeituras da capital e do interior.

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca a importância do projeto “Tô na Obra”, uma ação através da qual a comunidade pode acompanhar os trabalhos que estão sendo executados pelo órgão.

De acordo com o subcoordenador do setor ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, durante a visita guiada, os estudantes puderam entender, na prática, como são adotadas, nas obras do Prosamin+, as regras de segurança no trabalho.

“As práticas de segurança do trabalho são uma prioridade nos canteiros de obras da UGPE. O órgão conta com um corpo técnico que cuida, exclusivamente, dessa área. A UGPE, hoje, é um espelho para os programas financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como modelo de políticas de salvaguarda”, afirmou.

A visita técnica foi coordenada pela técnica em Segurança do Trabalho da UGPE, Joseane Castro, que apresentou a política de salvaguarda na construção civil, nos canteiros de obras do Prosamin+. “O nosso maior objetivo, nossa maior ação dentro de uma obra, é ter zero acidente. E hoje, a gente tem o efetivo controle disso, porque não temos acidentes e nem incidentes nos nossos canteiros de obras”, explicou.

Para a professora Rosinei Zigartti, da Fametro, é fundamental tirar os estudantes de dentro de sala de aula, do ambiente teórico, para trazê-los para vivenciar a prática. “Dentro do canteiro de obras, os alunos conseguem enxergar, na prática, a aplicação das normas regulamentadoras (NRs) voltadas para a segurança do trabalho. Aqui, eles têm a visão do que estudam nos livros”, enfatizou a professora.

O universitário Osias Picanço está prestes a concluir o curso de tecnologia em segurança do trabalho e já consegue entender os conceitos práticos dentro de uma obra. “Consegui ver diversas normas regulamentadoras aqui no parque das Araras, como é o caso da NR da sinalização e a NR dos maquinários. Quando se tem essas NRs, dificilmente há acidentes nesse ambiente de trabalho”, elogia o estudante.

FOTOS: Orestes Litaiff/UGPE

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Arena da Amazônia é sanitizada para jogo deste domingo (30/05), pela série C do Brasileirão 2021

Redação Am

Governo paga 16ª parcela do Auxílio Moradia às famílias retiradas da ocupação irregular Monte Horebe referente ao mês de junho

Redação Am

Associação do setor primário no Careiro da Várzea recebe benefício de R$ 150 mil do Governo do Amazonas

Redação Am