Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura lança edital da 10°Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental e do site Ciências em Rede da Semed

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou na manhã desta sexta-feira, 13/5, o edital da 10ª Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental e publicação do site Ciências em Rede. Este ano, o tema da Feira é “X Feira Municipal de ciências, tecnologia e educação ambiental; Família e sociedade na construção coletiva de uma educação de excelência para Manaus”. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário do Norte (Uninorte), na avenida Djalma Batista, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, e reuniu chefes, diretores e assessores da Semed.  

A Feira é coordenada pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, com o objetivo de fomentar ações de incentivo ao ensino e à pesquisa científica. Dessa forma, o lançamento do edital é um marco fundamental para o início das atividades do calendário científico no âmbito das escolas municipais.

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Evaldo Bezerra, que representou a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, essa é a maior feira de Ciências Ambiental e Científicas da rede municipal.

“Para que a gente consiga fazer dessa edição a maior Feira de Ciências, é importante que todos os professores e alunos se envolvam nesse projeto. E nós sabemos que isso vai acontecer, porque nossos professores e alunos estão animados para realizar essa ação. Foram dois anos de pandemia da Covid-19, onde nossas escolas ficaram paradas e com aulas on-line. Então eles estão com gana de fazer um bom trabalho”, destacou Evaldo.

Para a chefe da DDPM, Inez Alcântara, a Ciência mostrou no período pandêmico a importância para o mundo e que o envolvimento dos professores e alunos na Feira enche a rede municipal de educação de orgulho. “Passamos e ainda estamos vivendo um período de pandemia, onde a Ciência mostrou a importância que tem para a sociedade. A décima edição é um orgulho para todos nós, profissionais da educação, porque aqui temos pessoas envolvidas e comprometidas com a Ciência”, mencionou Inez.

Feira

A Feira acontece em novembro e toda a organização deve ser de acordo com os padrões nacionais previstos pelo Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica -Fenaceb/2006. O edital está aberto para que todas as 507 unidades de ensino participem, desde a educação infantil ao ensino fundamental. Após as inscrições, é feita a primeira etapa, que acontece nas escolas. Destes, cada divisão distrital zonal (DDZ) seleciona oito projetos. Os 56 projetos aprovados recebem orientação da Semed, e 24 serão premiados na Exposição de Robótica, Ciências, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati).

“A GTE não só incentiva os professores e alunos, como também promove a Feira. Com o lançamento do edital, apresentamos agora todas as regras do evento para as DDZs e as escolas, onde elas realizarão as feiras internas, escolhem os melhores projetos e encaminham para as DDZs e daí são apresentados na Expocreati, que é maior feira de tecnologia e ciência da educação”, informou o gerente da GTE, Austônio dos Santos.

Site

O site “Ciência em Rede” já está no ar e pode ser acessado pelo endereço https://sites.google.com/semed.manaus.am.gov.br/cienciasemrede/ . Lá estão todas as informações sobre os 18 anos do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), nas escolas da Prefeitura de Manaus, por meio de projetos, para valorizar a contribuição histórica dos professores e alunos nos campos da inovação didático-pedagógica, das tecnologias e da educação ambiental.

“No site é possível ter acesso a todas as informações sobre as feiras, desde a primeira edição, ao PCE, como foi criado, o nome dos professores, alunos e todos os projetos que foram apresentados e todas as premiações. Então, esse é um presente para a nossa cidade, onde resgatamos o histórico da ciência manauara”, explicou o coordenador da Feira, Marcos Baraúna.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura implanta rede de drenagem profunda com mais de 300 metros de extensão no bairro Parque 10

Redação Am

Prefeito destaca avanço nas obras do mirante do ‘Nosso Centro’

Redação Am

Prefeitura de Manaus autua veículos pesados e reforça importância do cumprimento das regras de trânsito

Redação Am