Portal Uno Midias
Plantão Policial

Polícia caça ‘Mano Kaio’, líder do CV, desde 2018

Depois de quatro anos como foragido, Kaio Wuellington Cardoso dos Santos, o ‘Mano Kaio’, voltou a ter as imagens divulgadas. Desta vez, a fotografia dele foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) junto a de outros criminosos, a maioria tão perigosos quanto o traficante, que é identificado pelas polícias como um dos líderes do Comando Vermelho (CV) no Amazonas.

Neste dia 12 de maio completam exatamente quatro anos que Mano Kaio conseguiu escapar da prisão. Ele fugiu em 2018, junto com outros 32 detentos, do Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM). A fuga ocorreu depois deles terem usado um túnel. Entre os presos que escaparam naquele dia ao lado do traficante estão Johnson Alves Barbosa, o ‘Playboy’ e Alexsandro Oliveira dos Santos, o ‘Sandrinho’, único líder da época que foi preso até o momento.

As imagens de Mano Kaio junto com a de Playboy e outros integrantes do Comando Vermelho como Cristiano França de Souza, o “Feroz”; Adalberto Salomão Guedes da Silva, o “Professor/Thiago”; Clemilson dos Santos Farias, o “tio Patinhas”; e Cassiano Ribeiro da Silva Junior, o “Bobzão”, voltaram a ser divulgadas pela Secretaria de segurança nestas duas últimas semanas.

Facções

Os criminosos à frente da facção criminosa são apontados como suspeitos do ‘rio de sangue’ que passou a ser registrado em Manaus. A guerra ocorre por conta da desenfreada disputa pelo comando do tráfico entre as organizações criminosas, CV, Cartel do Norte (CDN), Família do Norte (FDN), Revolucionários do Norte (RDA) e Primeiro Comando da Capital (PCC).

Para a Secretaria de Segurança, prender esses criminosos é dar uma freada significativa no crime organizado. Em junho do ano passado, as forças de segurança do Amazonas em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro tentaram prender Mano Kaio, mas não tiveram sucesso e a suspeita é de que ele segue na capital carioca comandando parte do tráfico do Amazonas a mando de Gelson Lima ‘Carnaúba’.

Mano Kaio já foi da FDN e chegou a ter alto cargo de liderança na facção. Com a tomada dos principais bairros de Manaus pelo CV, ele acabou sendo recrutado pela facção rival.

SSP pede apoio

O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, reforça para a população colaborar com informações acerca da localização dos indivíduos, que entre em contato pelo número 181, o disque-denúncia da SSP-AM.

“Solicitamos a colaboração da população caso reconheçam esses indivíduos ou saibam o paradeiro deles, para que possamos capturá-los. Ressalto a importância das pessoas realizarem denúncias. A identidade do informante será preservada”, disse.

*Toda Hora/Foto: Divulgação

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Deops solicita colaboração na divulgação da imagem de homem que desapareceu na zona rural de Iranduba

Redação Am

Cadela policial encontra 28 quilos de drogas em barco no interior do Amazonas

João Alves

Na zona sul, Rocam detém dois homens com arma de fogo e apreende mais de 18 quilos de entorpecentes

Redação Am