Portal Uno Midias
Amazonas

Discussão sobre o Plano de Ordenamento Turístico avança na Amazonastur

Com vistas a desenvolver o etnoturismo no estado, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realizou, nesta segunda-feira (02/05), a segunda apresentação do Plano de Ordenamento Turístico para Comunidades Indígenas. O material está sendo elaborado com a finalidade de ser um plano-piloto de ordenamento, contendo orientações para a formatação do produto turístico, conscientização ambiental e qualificação profissional voltadas para o turismo.

Desta vez, participaram do encontro lideranças das comunidades indígenas Cipiá e Tatuyo, da RDS Puranga Conquista, e Diakuru e Tuyuka, da RDS do Tupé. A Gerente de Produtos e Projetos da Amazonastur, Raíssa Tavares, destaca que o plano pretende atender às principais necessidades das comunidades que trabalham com atividade turística.

“O encontro de hoje teve o objetivo de apresentar o plano de ação para as comunidades contempladas, a fim de obter a aprovação dos líderes comunitários. Esse é apenas o começo das diversas ações que a Amazonastur irá iniciar nessas comunidades, sendo que as visitas técnicas irão começar a partir de junho”, disse Raíssa.

De acordo com Raíssa Tavares, a Amazonastur atuará para garantir às comunidades indígenas o pleno exercício de seus direitos e condições para incrementar a qualidade dos espaços turísticos nos quais atuam, servindo posteriormente para ser aplicado em outras comunidades indígenas, envolvidas ou não com turismo.

Um dos líderes da Comunidade Cipiá, Domingos Vaz, comenta a expectativa da Amazonastur começar com o plano-piloto para a formatação do produto turístico e qualificação profissional onde mora.

“A nossa expectativa é esperar a Amazonastur para mais uma visita técnica e prosseguir nossos trabalhos. Agora é hora da gente reformar a comunidade Cipiá, para poder receber os turistas da melhor forma possível, com infraestrutura, saneamento básico, tudo que o plano tem proposto”, afirma Domingos.

O plano é continuidade do trabalho que foi iniciado em 2019 pela Amazonastur, quando foi realizado o levantamento do potencial turístico e o cadastramento dos prestadores de serviços nas duas Unidades de Conservação. Além da pasta, estão envolvidos no projeto a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Fundação Estadual do Índio (FEI).

FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur

RELACIONADOS

Vídeo: Seca transforma lago em estrada e moradores fazem parte de travessia em motos no AM

Redação

Governo do Amazonas busca entendimento para evitar despejo de 30 mil pessoas que moram em terrenos da Suframa

João Alves

Março Lilás: mãe de gêmeos realiza exames de rotina e enfatiza importância de prevenção contra o câncer do colo de útero

Redação