Portal Uno Midias
Amazonas

Abril Verde da UGPE tem palestra em canteiros do Prosamin+ sobre primeiros socorros nas obras

Com palestra do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) sobre Primeiros Socorros nas Obras, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas, inicia nesta terça-feira (19/04), às 9h, a programação da Campanha Abril Verde de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador.

As palestras, que também acontecem na quarta-feira (20/04) e no dia 25 de abril, são destinadas aos operários dos canteiros de obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e aos servidores da UGPE.

Nesta terça-feira, a programação acontece no canteiro de obras do Prosamin+ no Igarapé do Quarenta, na Cachoeirinha; na quarta-feira, será para os trabalhadores da intervenção do Igarapé do Mestre Chico, trecho entre as avenidas Leonardo Malcher e Tarumã, onde está sendo realizada a obra do Parque das Araras.

No dia 25 de abril, a palestra será para os servidores da UGPE, na sede do órgão, na avenida Jonathas Pedrosa, Centro. Além das palestras, haverá exposição de materiais utilizados em primeiros socorros e a entrega para os trabalhadores de um kit contendo botton, squeeze de água, adesivos para capacetes e flyer.

A programação do Abril Verde na sede da UGPE se estende aos dias 26 e 28 com Ginástica Laboral oferecida aos servidores pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o respeito às normas de segurança do trabalho, preconizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), está assegurado em um rigoroso Sistema de Gestão Sócio Ambiental (SGSA), construído pelo órgão junto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Prosamin+.

“Essas normas regulamentadoras foram se aprimorando ao longo das etapas do programa e hoje estão estabelecidas nas políticas de Salvaguardas do BID. Hoje, temos um sistema forte e consolidado, usado por todas as empresas que atuam junto à UGPE, inclusive nos contratos que não estão relacionados ao Prosamin+”, explica.

O sistema, conforme enfatiza o coordenador, preza principalmente por um ambiente de trabalho seguro.

“Não se trata somente de usar o capacete ou outro item. É um conjunto de normas que visa a segurança, a saúde e o bem-estar do trabalhador, estabelecendo, além de normas rigorosas, um bom canteiro de obras, uma boa área de convivência, um bom refeitório, porque queremos que esse pai essa mãe trabalhem tranquilos e retornem bem para a família todos os dias”, explica Campêlo.

A técnica de Segurança no Trabalho da UGPE, Joseane Castro, destaca que todas as empresas contratadas são obrigadas a ter pelo menos um técnico de segurança no trabalho ou uma equipe no Serviço Especializado de Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT) composta de Engenheiro de Segurança, Técnico de Segurança e Engenheiro do Trabalho.

“Essas empresas têm que cumprir os Procedimentos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente nas Obras, assim como o plano de emergência com procedimento em primeiros socorros. Nos canteiros também é adotado o Diálogo Diário de Segurança (DDS) em que antes de iniciar a jornada é feito uma conversa com os operários”, conta.

Campanha – A campanha Abril Verde é um movimento de conscientização sobre segurança e a saúde no trabalho, mês em que se enfatiza a prevenção a acidentes e a promoção da saúde do trabalhador.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005, que em seu Artigo 1º estabelece o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado no dia 28 de abril de cada ano.


FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Após delegacia alagar durante cheia em Anamã, MP pede na Justiça que governo construa prédio adaptado

João Alves

Sejusc recebe Unicef para apresentar espaços do projeto “Super Curumim”, voltado a crianças migrantes e refugiadas

Redação

Dia do Estagiário: Defensoria Pública seleciona estudantes para estágio em Direito

Redação Am