Portal Uno Midias
Cidade

Dez artistas locais abrem Festival de Música e Arte de Manaus

As apresentações de dez cantores locais com composições inéditas marcaram, na noite dessa quarta-feira, 6/4, o início do 1° Festival de Música e Arte de Manaus (Femuarte), no Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, que conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O objetivo do festival, que é aberto ao público e gratuito, é descobrir e divulgar talentos culturais, escolher a melhor composição inédita, estimular a participação de compositores, cantores e artistas de Manaus, além de fomentar a cultura da economia criativa. 

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o apoio ao evento segue uma orientação do prefeito David Almeida, para difusão e retomada dos eventos culturais na cidade. “Por determinação do prefeito David Almeida, a Manauscult não poupou esforços para a realização desse evento, como forma de fomentar a cultura e revelar novos talentos dentro da indústria da música local. Manaus foi umas das primeiras cidades impactadas pela pandemia, e, hoje,  pela união da Manauscult e da Secretaria de Cultura do Estado, podemos celebrar, a partir desse grande evento, a retomada da cadeia criativa da cultura em Manaus”, disse Oliveira. 

Os artistas Humberto Vieira, Jânio Queiroz, Edilene Farias, Cleber Faba, Salomão Rosy, Ketlen Nascimento, Léo Monteiro, Rebeca Leitão, Toty Navegante e Ludi Souza, cantaram na primeira noite do evento, que irá premiar, em dinheiro, os cinco primeiros colocados, além das categorias de melhor letra, arranjo e intérprete, totalizando mais de R$ 43 mil em premiação. 

O festival também conta com o apoio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM). A segunda etapa do evento acontece nesta quinta-feira, 7/4, também no Parque Municipal do Idoso, das 15h às 22h. Durante a tarde, é realizada uma feira de artesanato de produtos diversos e, das 19h às 20h, acontecem as apresentações musicais. 

O coordenador-geral do evento, Rogério Pimenta, explicou que o objetivo do festival é revelar novos talentos e valorizar os artistas

da terra. “A ideia central do Femuarte é revelar novos talentos e trazer de volta a emoção dos compositores em participarem de grandes festivais em Manaus, e com uma premiação atrativa. Vale destacar que só está sendo possível a realização desse evento, a partir do apoio da prefeitura e da Manauscult, que se  sensibilizaram e acreditaram na ideia, e estão somando esforços com a nossa equipe para a concretização desse evento, estou muito feliz”, disse. 

Para o artista Léo Monteiro, que é intérprete e compositor, este é o momento de retomada da cena local e o primeiro Femuarte chega para incentivar ainda mais. “Estou muito feliz, confiante e com bastante expectativa. Na verdade, esses festivais são muito importantes para os artistas locais, para mim então, que sou compositor e intérprete, é a maior felicidade, devido os anos difíceis que possamos, e hoje ver o Femuarte levantar a moral do artista amazonense, para mim é muita alegria, de ser contemplado com a minha arte, não tem palavras, é inexplicável, na verdade” 

A grande final do Femuarte acontece na sexta-feira, 8/4, no Teatro Amazonas, localizado no Largo São Sebastião, Centro. O acesso ao teatro será por ordem de chegada, e só será permitido a entrada mediante a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19. 

Ordem de apresentação – quinta-feira, 7/4

01- Eu o amor e o mar 

Nicolas Jr

02- Rio dos rios 

Michael Lima

03- Adágio dos imortais 

Victor França e Sofia Amoedo

04- Borboletar 

Ianeza Portela 

05- Bailarina 

Bruno Rodruiguez

06- Zeppelin bare 

Gil Valente 

07- Volta logo pro meu dengo 

Carol Navegante 

08- O amor é um encanto

Luso Neto

09- Prenúncio 

Iran Mak

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus realiza congresso técnico sobre ações desportivas coordenadas pela Semed

Redação Am

‘Sine Qualifica’ da Prefeitura de Manaus encerra primeira turma com mais de 20 certificações

Redação Am

Prefeitura de Manaus urbaniza ramal do Castanheiras, no Puraquequara

Redação Am