Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus promove curso de Cálculo, Diluição e Estabilidade de Medicamentos na Maternidade Moura Tapajóz

Dando continuidade a sua programação de cursos e capacitações, e com o objetivo de reforçar as boas práticas nas rotinas da unidade, a Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, deu início, nesta quinta-feira, 24/3, às 14h, ao curso de Cálculo, Diluição e Estabilidade de Medicamentos.

A realização dos cálculos de medicações é necessária para a administração da dose correta aos pacientes, levando em conta o peso, a idade, as patologias de bases, comorbidades, dentre outros fatores.

“O cálculo de medicações no exercício profissional do enfermeiro é um processo extremamente complexo e de fundamental importância, pois fazemos uso diário da administração de medicamentos na maternidade”, explicou a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT.

Segundo a farmacêutica da MMT, Ester da Silva Sales, responsável pelo curso, muitas pessoas desconhecem que o conhecimento de operações matemáticas aplicadas à farmacologia é essencial aos enfermeiros que atuam no processo de preparo e administração de medicamentos.

“Para evitarmos erros de medicação relacionados à administração, é indispensável que todos os profissionais estejam com as noções de cálculo atualizadas. A maior parte dos erros de medicação pode ser prevenida dessa forma, além de também serem necessários educação e monitoramento do paciente após o uso do medicamento, para o desenvolvimento de práticas seguras, eficazes e que garantam a segurança do paciente”, concluiu a farmacêutica.

O curso ainda terá outras duas turmas nesta sexta-feira, 25, e na segunda-feira, dia 4 de abril, sempre às 14h.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Manaus começa a aplicar dose de reforço em pessoas a partir de 18 anos em 10 pontos de vacinação, neste sábado

Redação Am

Prefeitura promove mais três edições da feira de Artesanato Itinerante ao longo desta semana

Redação Am

Prefeito David Almeida prestigia solenidade em homenagem ao secretário Renato Júnior, na Aleam

Redação