Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Mapa do Turismo Brasileiro: Sorocaba alcança categoria A

Mapa do Turismo Brasileiro: Sorocaba alcança categoria A
Mapa do Turismo Brasileiro: Sorocaba alcança categoria A

Sorocaba alcançou o nível mais alto de classificação turística do Ministério do Turismo (MTur), a categoria A. O sistema de categorização é uma ferramenta de identificação do desempenho econômico do setor turístico municipal das cidades listadas no Mapa do Turismo Brasileiro.

O Mapa do Turismo Brasileiro, é por sua vez, um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, para nortear a implementação de políticas públicas nos territórios identificados, com o objetivo de desenvolver o setor de maneira regionalizada e descentralizada para cada categoria de municípios.

Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis – da qual faz parte o Golden Park Sorocaba – considera que a conquista é um grande reconhecimento do potencial turístico da cidade. “Isso significa que Sorocaba está no mesmo nível de destinos consagrados no país, e reforça sua importância no cenário turístico”.

Para integrar o mapa, os municípios passam por avaliação de cinco variáveis relacionadas à economia do turismo: quantidade de estabelecimentos de hospedagem; quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem; quantidade estimada de visitantes domésticos; quantidade estimada de visitantes internacionais; e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

Segundo o empresário, a classificação valoriza um trabalho que vem sendo feito para fortalecer o turismo local. “O município tem investido na infraestrutura, promovido eventos e buscado integrar sua oferta turística com a região. Além de um reconhecimento, é também uma responsabilidade. A cidade precisa manter essa qualidade turística e continuar atraindo mais visitantes”.

Conforme aponta Aly, a classificação pode atrair mais investimentos para o setor turístico da cidade. “Grandes redes hoteleiras, empresas de entretenimento e até marcas de gastronomia podem enxergar em Sorocaba um destino promissor para novos empreendimentos. Além disso, o setor público também pode captar mais recursos para melhorar ainda mais a infraestrutura turística”.

Sorocaba integra a Região Turística “História & Aventuras”, caracterizada por paisagens naturais e patrimônio histórico-cultural, composta por cinco municípios: Araçoiaba da Serra, Iperó, Salto de Pirapora, Sorocaba e Votorantim

Para Aly, a classificação pode impulsionar tanto o turismo quanto a economia local. “Quando uma cidade recebe um selo de destaque, ela automaticamente passa a ser mais procurada, tanto por turistas quanto por investidores do setor. O fluxo de visitantes deve aumentar, e isso movimenta diversos segmentos, desde hotéis até restaurantes, comércio e serviços turísticos”.

O empresário destaca, ainda, que a valorização turística também melhora a autoestima da população local. “Quando uma cidade se torna referência, seus moradores passam a enxergá-la com ainda mais orgulho, o que pode estimular novos negócios e iniciativas dentro do próprio município. Isso fortalece a identidade da cidade e incentiva projetos que mantêm viva a história e as tradições da região”.

Em dezembro de 2024, o Ministério do Turismo (MTur) divulgou a atualização da categorização do Mapa do Turismo Brasileiro: 129 municípios, além das 27 capitais, estão na categoria “A”, e o número de municípios na categoria cresceu 151%. As cidades foram agrupadas no Mapa do Turismo Brasileiro em cinco categorias, A, B, C, D e E, de acordo com o resultado obtido na avaliação das variáveis relacionadas à economia do segmento.

Aly reforça que a divulgação do destino deve ser uma prioridade. Para ele, Sorocaba precisa continuar se promovendo, tanto no digital quanto no offline. “Parcerias com influenciadores, campanhas turísticas criativas e participação em feiras do setor podem garantir que a cidade permaneça no radar dos viajantes”.

Ao todo, 349 regiões turísticas, compostas por 2702 municípios, estão mapeados na ferramenta do MTur, que em março de 2025 passou a categorizar as cidades em Municípios turísticos, Municípios com oferta turística complementar e Municípios de apoio ao turismo. De acordo com a pasta, os “municípios turísticos”, até então agrupados nas categorias A e B, concentram os maiores fluxos de visitantes e detêm os principais atrativos e serviços turísticos.

Para o empresário, as expectativas da rede hoteleira de Sorocaba em 2025 são positivas e podem estimular melhorias no setor. “A rede hoteleira deve sentir um impacto significativo na ocupação dos quartos. A tendência é que eventos, feiras e turismo de lazer cresçam, trazendo mais movimento para os hotéis. A expectativa é que Sorocaba se consolide ainda mais no turismo regional e como um dos principais destinos no interior de São Paulo”, finaliza o diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis. 

Para mais informações, basta acessar: nacionalinn.com.br/hotel/golden-park-sorocaba0

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Exposição MySelfie conta com 29 esculturas em tamanho real

DINO

Brasil mira consumidor final em feira de alimentos em Dubai

DINO

Direito Empresarial apoia operação das empresas no Brasil

DINO