Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

TV Cultura exibe o festival MegaCities ShortDocs 2023/24

TV Cultura exibe o festival MegaCities ShortDocs 2023/24
TV Cultura exibe o festival MegaCities ShortDocs 2023/24

A TV Cultura vai exibir, nesta quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 20h30, os vencedores da edição brasileira do MegaCities ShortDocs, festival global de documentários em curta-metragem de até quatro minutos, voltado para causas sustentáveis e de impacto social nas grandes cidades. 

Criado há 10 anos em Paris, o festival é fruto da parceria entre a marca São Paulo São e a ONG Métropole du Grand Paris. O MegaCities ShortDocs, em sua segunda edição no Brasil, aponta para o exercício da cidadania ativa, colaborativa e empática. 

No especial São Conexões Cultura, apresentado pela atriz e produtora Rachel Ripani, serão exibidos os melhores curtas da edição brasileira 2023/2024 revelados em evento no Cine Reserva Cultural em maio último e que recebeu mais de 80 inscrições de todo o país, das 350 no mundo. O evento de premiação contou com o apoio da APEX BRASIL, do Conselho Nacional do SESI e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Os curtas trazem histórias que mostram o desequilíbrio existente no estilo de vida atual e o que é possível fazer para melhorar esse cenário. Em relação a temas como mobilidade urbana, arquitetura, nutrição, consumo, gestão do lixo, educação, convivência e diversidade – há soluções e iniciativas simples e transformadoras.

Foram revelados e serão exibidos os vencedores em cinco categorias: Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante, Crise Climática Urbana, A Cidade em 15 Minutos e a Melhor Iniciativa Urbana, além de uma Menção Honrosa e o Grand Prix global do ano, que foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Cannes. 

Num período onde a humanidade convive cada vez mais com a realidade trágica dos eventos climáticos extremos, a TV Cultura exibirá produções que apontam caminhos para enfrentar os desafios urbanos das grandes cidades.

São eles:

  • Categoria Crise Climática Urbana:
    O melhor curta escolhido foi ‘Se o campo não planta, a cidade não janta’ de Gabriel Valle e Fernanda Soares.​​​​​​ O filme documenta o trabalho do assentamento Irmã Alberta do MST, que produz alimentos orgânicos que abastecem as cidades por meio da rede Armazém do Campo, trazendo um olhar educativo sobre a importância da agricultura sustentável.
  • Categoria Melhor Iniciativa Urbana:  
    O melhor é o curta ‘Lixo no Lixo’ de Haroldo Cesar de Castro Silva e Yara Leitão. Através da arte e da música, um músico usa sua criatividade para conscientizar as pessoas sobre o descarte adequado do lixo, impactando diretamente a qualidade de vida da sua comunidade.
  • Categoria Proximidade Feliz – Cidade de 15 minutos:
    Esta categoria é inspirada no conceito criado pelo franco-colombiano Carlos Moreno da Universidade Paris Sorbonne. O destaque é para ‘O Morro do Fubá’ de Dandara Pires e Jonathan Roditi. O curta acompanha a trajetória de uma ONG que atua em uma comunidade no Rio de Janeiro, controlada por milícias, e como ela traz mudanças positivas mesmo em um contexto tão desafiador. Este filme também foi premiado pelo júri internacional em Paris.
  • Menção honrosa:
    Nesta edição, houve um vencedor na categoria Menção Honrosa. “Manifesto do Circuito Rios e Ruas” de Charles Groisman que tem Marcelo Tas como protagonista, faz uma reflexão profunda sobre o Rio Pinheiros e o impacto ambiental do rio em São Paulo.
  • Categoria Melhor Curta:
    O escolhido pelo júri foi ‘Lavando Almas’ de Rafael Machado dos Santos e Luis Guilherme Chagas. O curta mostra o projeto Banho Solidário Sampa, iniciativa que oferece dignidade aos moradores de rua em São Paulo, um grupo que infelizmente cresce cada vez mais nas grandes metrópoles.

“Todos os filmes envolvem o importante exercício da cidadania ativa, colaborativa e empática”, diz Maurício Machado, criador da marca São Paulo São e diretor-geral do Festival no Brasil.

O evento de premiação da edição 23/24 do MegaCities ShortDocs foi um oferecimento da APEX Brasil e do Conselho Nacional do SESI.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Empreendedor Renato Pereira investe em negócios nos EUA

DINO

Evento gratuito debate futuro do Field Service Management

DINO

Busca por produtos sustentáveis cresce 32% no Brasil

DINO