Notícias Corporativas

Fila de espera no INSS aumenta 33% e expõe desafios no previdenciário

Fila de espera no INSS aumenta 33% e expõe desafios no previdenciário
Fila de espera no INSS aumenta 33% e expõe desafios no previdenciário

Nos últimos três meses, a fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou um aumento de 33%, alcançando 1,798 milhão de pedidos em setembro, segundo o Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps). Do total, aproximadamente 1,5 milhão de pedidos aguardam análise ou perícia médica, enquanto o restante depende de envio de documentação pelos segurados.

O tempo médio para concessão de benefícios também aumentou, subindo de 39 dias em junho para 41 dias em setembro. “Esse aumento é reflexo de fatores como greve de servidores e paralisações de médicos peritos, além de problemas técnicos no sistema do INSS”, afirmou o economista Rogério Nagamine Costanzi, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ainda segundo o Beps, houve o crescimento no número de processos com atraso superior a 45 dias, que passou de 541,2 mil em junho para 705 mil em setembro.

Para enfrentar o problema, o INSS aposta em digitalização de processos e aumento no quadro de funcionários. No entanto, especialistas alertam que o Brasil precisará de reformas estruturais, considerando as projeções do Ipea, que indicam que o número de beneficiários da Previdência Social será maior que o de contribuintes a partir de 2051, devido ao rápido envelhecimento populacional.

Para mais detalhes sobre a nova exigência de perícia presencial e direitos previdenciários, basta acessar: Terencio Advocacia

Mais informações em: Quanto tempo demora para sair o resultado da perícia do INSS?

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Inteligência Artificial na Saúde será tema debatido em evento de São Paulo

DINO

Legislação assegura direitos em caso de acidente de trabalho

DINO

III Bienal de Artes Visuais Oswaldo Goeldi divulga artistas selecionados

DINO
Sair da versão mobile