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Voluntários são convocados para atuar no Rio Grande do Sul

Voluntários são convocados para atuar no Rio Grande do Sul
Voluntários são convocados para atuar no Rio Grande do Sul

Em maio, o Rio Grande do Sul enfrentou um dos piores desastres naturais de sua história, com chuvas torrenciais que devastaram várias cidades, deixando um rastro de destruição e sofrimento para a população. Quatro meses após as enchentes, a recuperação ainda é um desafio para muitos municípios, que continuam lutando para restabelecer serviços essenciais. Durante este período, grande parte das unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) estiveram alagadas e até submersas, gerando uma demanda reprimida de pessoas que aguardam por atendimento médico, além de uma grande aflição para a população que já esperava.

Diante dessa situação, a SAS Brasil, organização social conhecida por seu trabalho em situações de emergência, decidiu ampliar suas ações na região e agora a organização convocou voluntários de todo o país, buscando ampliar a assistência à população afetada na segunda etapa da Missão Rio Grande do Sul.

O empresário goiano Lélio Vieira Carneiro Júnior, que está à frente da Fifi Rally Team, é mantenedor e apoiador de projetos da SAS Brasil e conta que a expectativa é que mais de mil pessoas e famílias sejam atendidas. “Estamos todos juntos nessa missão de reconstruir vidas e trazer esperança para quem tanto precisa. Cada ação conta e cada pessoa que ajuda faz a diferença. Queremos contribuir para transformar essa dura realidade.”, comenta ele. O projeto no RS iniciou no primeiro mês da tragédia, que se estruturou em ações de curto, médio e longo prazo.

Durante a tragédia, a organização social arrecadou alimentos, cobertores e produtos de higiene para os moradores, ofereceu atendimento de telessaúde em saúde mental a profissionais de saúde e à população, além do deslocamento de uma Unidade Móvel de Saúde – carreta itinerante equipada com consultório médico e odontológico – que atuou como ponto de apoio para Unidades Básicas de Saúde (UBS) afetadas, gerando 17 mil atendimentos em 90 dias.

Próxima etapa

Segundo informações que a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre passou diretamente para a organização da SAS Brasil, aproximadamente 600 crianças entre 0 a 16 anos aguardam por atendimento oftalmológico e outras 4 mil pessoas aguardam por consulta dermatológica, fator fundamental para definir as especialidades médicas de maior atenção nos mutirões de saúde.

Para a próxima etapa da ação, que seguirá de outubro em diante, a SAS Brasil estará atuando diretamente com a demanda reprimida do SUS e, para viabilizar o projeto, contará com a ajuda de voluntários de todo o país. Se inscreveram profissionais e estudantes da área da saúde, além de cidadãos engajados em promover bem-estar a transformação de pessoas em situações difíceis. São voluntários de estados como Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Paraíba (PB), Goiás (GO) e Santa Catarina (SC).

A capital, Porto Alegre, será a primeira cidade a receber as ações, que acontecem nos dias 02, 03 e 04 de outubro, seguido de Canoas (RS) e Eldorado do Sul (RS) em datas a serem confirmadas. Além do apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e do Sistema Único de Saúde (SUS), também cumprem essa missão junto à SAS Brasil as empresas: Sertões, La Roche Posay e L’Oréal, Mercadão dos óculos, Organon, Philips Foundation, Fifi Rally Team e BCJ, Roche Farma, Libert.

Mais sobre a SAS Brasil

Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão levar saúde especializada a quem não tem. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento, impactando diretamente as filas de espera do SUS. Já são mais de 200 mil pessoas beneficiadas em mais de 350 cidades de 24 estados brasileiros.

A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar também com telessaúde, garantindo acesso a diversas especialidades para milhares de pessoas, e criou soluções premiadas, nacional e internacionalmente, como as cabines de teleatendimento e um novo projeto de exames ginecológicos à distância, como ultrassonografia e colposcopia.

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