Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Nova pesquisa de mercado revela que até 20% das iniciativas de IA fracassam sem uma infraestrutura de dados inteligente

A NetApp ® (NASDAQ: NTAP), a empresa de infraestrutura de dados inteligente, revelou hoje os insights de seu mais recente relatório sobre o cenário em evolução da IA na empresa. O white paper da IDC, patrocinado pela NetApp, “Scaling AI Initiatives Responsibly: The Critical Role of an Intelligent Data Infrastructure*” (Dimensionando iniciativas de IA com responsabilidade: o papel fundamental de uma infraestrutura de dados inteligente), revela os vários desafios e benefícios comerciais em diferentes níveis de maturidade da IA e fornece insights sobre as estratégias bem-sucedidas adotadas pelas principais organizações em seus esforços para dimensionar responsavelmente as cargas de trabalho de IA e GenAI. Ao destacar abordagens práticas, o relatório tem como objetivo ajudar as organizações a evitar armadilhas comuns, garantindo que suas iniciativas de IA não façam parte dos 20% que provavelmente fracassarão. O relatório também apresenta um modelo detalhado de maturidade da IA, desenvolvido para avaliar o progresso organizacional com base em sua abordagemàIA, desde Emergentes de IA e Pioneiros de IA até Líderes de IA e Mestres de IA

A infraestrutura de dados inteligente é a base do sucesso da IA

O white paper da IDC constatou que:

  • Os AI Masters otimizam sua infraestrutura de dados para iniciativas de IA transformacional, facilitando o acesso fácil a conjuntos de dados corporativos com preparação mínima e projetando um ambiente unificado, híbrido e multinuvem que ofereça suporte a vários tipos de dados e métodos de acesso.

  • Os Mestres de IA têm metas de IA mais ambiciosas e, ainda assim, enfrentam falhas relacionadas aos dados, incluindo limitações de acesso aos dados com base na infraestrutura (21%), limitações de conformidade (16%) e dados insuficientes (17%).

  • Os Emergentes de IA observam desafios semelhantes, mas também enfrentam restrições orçamentárias (20% Emergentes vs. 9% Mestres de IA), dados insuficientes para o treinamento de modelos (26% vs. 17%) e restrições comerciais no acesso aos dados (28% vs. 20%).

De acordo com os resultados, as organizações precisam de uma infraestrutura de dados inteligente para dimensionar as iniciativas de IA de forma responsável. A posição de uma empresa na escala de maturidade da IA é determinada pelo nível de infraestrutura que ela possui, que não só impulsionará o sucesso de longo prazo dos projetos de IA, mas também de seus resultados comerciais associados. As organizações que estão apenas começando ou que começaram recentemente sua jornada de IA geralmente têm arquiteturas de dados díspares ou planos para uma arquitetura mais unificada, enquanto os Líderes de IA e os Mestres de IA provavelmente já estão executando uma visão unificada. Como resultado, as organizações com mais experiência em IA estão falhando menos.

“Este white paper da IDC solidifica ainda mais que as empresas precisam de uma infraestrutura de dados inteligente para dimensionar a IA de forma responsável e aumentar a taxa de sucesso da iniciativa de IA”, disse Jonsi Stefansson, vice-presidente sênior e diretor de Tecnologia da NetApp. “Com a infraestrutura de dados inteligente implementada, as empresas têm a flexibilidade de acessar qualquer dado, em qualquer lugar, com gerenciamento de dados integrado para garantir a segurança, a proteção e a governança dos dados e operações adaptativas que podem otimizar o desempenho, o custo e a sustentabilidade.”

A flexibilidade da infraestrutura de dados é crucial para o acesso aos dados e o sucesso da iniciativa de IA

O white paper da IDC constatou que:

  • 48% dos AI Masters informaram que têm disponibilidade instantânea de seus dados estruturados e 43% de seus dados não estruturados, enquanto os Emergentes de AI têm apenas 26% e 20%, respectivamente.

  • Os Mestres de IA (65%) e os Emergentes de IA (35%) informaram que suas arquiteturas de dados atuais podem integrar perfeitamente os dados privados de sua organização aos serviços de nuvem IA.

De acordo com a pesquisa, os Mestres de AI sabem que sua arquitetura e infraestrutura de dados para iniciativas de IA transformacionais devem oferecer facilidade de acesso a conjuntos de dados corporativos sem nenhuma preparação ou pré-processamento, ou com apenas uma pequena preparação.

“As decisões de infraestrutura tomadas durante o processo de design e planejamento das iniciativas de IA devem levar em conta a flexibilidade da arquitetura”, disse Ritu Jyoti, vice-presidente do Grupo, Prática Mundial de Pesquisa de Inteligência Artificial e Automação, líder global de Pesquisa de IA, na IDC. “A natureza dinâmica das entradas de dados para os fluxos de trabalho de IA e GenAI significa que o acesso fácil a dados distribuídos e diversos – conjuntos de dados estruturados e não estruturados com características variadas – é fundamental. Isso requer uma abordagem flexível e unificada para o armazenamento, um plano de controle comum e ferramentas de gerenciamento que facilitem o consumo de dados por cientistas de dados e desenvolvedores com integrações de MLOps.”

Processos eficazes de governança e segurança de dados impulsionam o sucesso da IA

O white paper da IDC constatou que:

  • A incapacidade de os Emergentes de IA progredirem geralmente se deveàfalta de políticas e procedimentos de governança padronizados; apenas 8% dos Emergentes de IA concluíram e padronizaram esses procedimentos em todos os projetos de IA, em comparação com 38% dos Mestres de IA.

  • Enquanto 51% dos Mestres de IA informaram que possuem políticas padronizadas que são rigorosamente aplicadas por um grupo independente em sua organização, apenas 3% dos Emergentes de IA afirmam o mesmo.

O estudo constatou que a governança e a segurança eficazes dos dados são indicadores cruciais da maturidade organizacional em iniciativas de IA. O gerenciamento de dados de forma responsável e segura continua sendo uma questão fundamental para as empresas, porque as partes interessadas em IA geralmente tentam encurtar os processos de segurança para acelerar o desenvolvimento. O feedback das organizações que se tornaram mais bem-sucedidas na obtenção de resultados positivos de suas iniciativas de IA demonstra que a governança e a segurança não são apenas centros de custo, mas facilitadores vitais da inovação. Ao priorizar a segurança, a soberania dos dados e a conformidade normativa, as organizações podem reduzir os riscos em suas iniciativas de IA e GenAI e garantir que seus engenheiros e cientistas de dados possam se concentrar em maximizar a eficiência e a produtividade.

Uso eficiente de recursos é importante para dimensionar a IA de forma responsável

O white paper da IDC constatou que:

  • 43% dos Mestres em IA têm métricas claramente definidas para avaliar a eficiência dos recursos ao desenvolver modelos de IA que foram concluídos e padronizados em todos os projetos de IA, em comparação com 9% dos Emergentes em IA.

  • 63% de todos os entrevistados relataram a necessidade de grandes melhorias ou de uma revisão completa para garantir que seu armazenamento seja otimizado para IA e apenas 14% indicaram que não precisavam de melhorias.

À medida que os fluxos de trabalho de IA se tornam cada vez mais integrados a quase todos os setores, é fundamental reconhecer o impacto na infraestrutura de computação e armazenamento, nos recursos de dados e energia e nos custos associados. Uma medida importante da maturidade da IA é a definição e a implementação de métricas para avaliar a eficiência do uso de recursos na criação de modelos de IA.

Metodologia

Em dezembro de 2023 e janeiro de 2024, a IDC realizou 24 entrevistas em profundidade e 1.220 entrevistas quantitativas por pesquisa na Web com tomadores de decisões globais envolvidos em operações de TI, ciência de dados, engenharia de dados e desenvolvimento de software relacionados a iniciativas de IA. Essas entrevistas revelaram informações detalhadas sobre o estado atual das iniciativas de IA, incluindo a variedade de desafios, os inúmeros benefícios comerciais e as práticas recomendadas que as principais organizações adotaram para alcançar o sucesso.

Ao conduzir essa análise, a IDC desenvolveu um modelo de maturidade em IA no qual as organizações se enquadram em um dos quatro níveis de maturidade com base em sua abordagem atual em relaçãoàIA em termos de infraestrutura de dados e armazenamento, política e governança de dados, foco na eficiência de recursos e habilitação e colaboração de partes interessadas. Esses níveis de maturidade são: Emergentes em IA, Pioneiros em IA, Líderes em IA e Mestres em IA.

*Fonte: White paper da IDC patrocinado pela NetApp, “Scaling AI Initiatives Responsibly: The Critical Role of an Intelligent Data Infrastructure” (Dimensionando iniciativas de IA com responsabilidade: o papel fundamental de uma infraestrutura de dados inteligente), Doc #US52048524, abril de 2024.

Saiba mais em: https://www.netapp.com/pdf.html?item=/media/107000-wp-scaling-ai-initiatives.pdf

Junte-seàNetApp e a um palestrante convidado da IDC na quarta-feira, 22 de maio, às 11h (horário do leste dos EUA), para o webcast “Scaling AI Initiatives Responsibly: The Critical Role of an Intelligent Data Infrastructure” (Dimensionando iniciativas de IA com responsabilidade: o papel fundamental de uma infraestrutura de dados inteligente): https://www.netapp.com/forms/ai-thought-leadership-webinar/

Sobre a NetApp

A NetApp é uma empresa de infraestrutura de dados inteligente, que combina armazenamento unificado de dados, serviços de dados integrados e soluções de CloudOps para transformar um mundo de disrupção em oportunidade para cada cliente. A NetApp cria uma infraestrutura livre de silos, aproveitando a observabilidade e a IA para possibilitar o melhor gerenciamento de dados da indústria. Como o único serviço de armazenamento de nível empresarial nativamente integrado nas maiores nuvens do mundo, nosso armazenamento de dados oferece flexibilidade contínua. Além disso, nossos serviços de dados criam uma vantagem de dados por meio de superior resiliência cibernética, governança e agilidade de aplicativos. Nossas soluções de CloudOps fornecem otimização contínua de desempenho e eficiência por meio de observabilidade e IA. Independentemente do tipo de dados, carga de trabalho ou ambiente, com a NetApp você pode transformar sua infraestrutura de dados para realizar suas possibilidades de negócios. Saiba mais em www.netapp.comou siga-nos no X, LinkedIn, Facebooke Instagram.

NETAPP, o logotipo da NETAPP e as marcas listadas em www.netapp.com/TMsão marcas registradas da NetApp, Inc. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Recursos Adicionais

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato com a mídia:

Kenya Hayes

NetApp

kenya.hayes@netapp.com

Contato com o investidor:

Kris Newton

NetApp

kris.newton@netapp.com

Fonte: BUSINESS WIRE

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Torneio de Simulação de Negócios ganham espaço em campeonatos mundiais em 2023

DINO

Lesões no joelho estão entre as mais recorrentes no futebol

DINO

Constellation Insurance Holdings anuncia que sua subsidiária Ohio National Seguros de Vida SA adquire a operação de rendas vitalícias da Zurich no Chile

DINO