A indústria global de Big Data deve chegar a aproximadamente US$ 549,7 bilhões (algo em torno de R$ 2762,41 trilhões) em 2028. A estimativa é da Fortune Business Insights, que traçou um panorama sobre a área do conhecimento, que é responsável pelo tratamento, análise e aquisição de informações a partir de conjuntos de dados.
No Brasil e no mundo, o uso de dados também tem ganhado destaque para a gestão de compras corporativas, em uma conjuntura em que a falta de planejamento pode ser considerada um dos “vilões” da mortalidade das empresas no Brasil, conforme um artigo publicado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
“Dados desempenham um papel crucial na gestão de compras de uma empresa. Eles fornecem insights valiosos sobre o desempenho passado e atual dos fornecedores, demanda de produtos, tendências de mercado, e eficiência operacional”, afirma Edson Silva, fundador e presidente da Nexxera.
Silva destaca que, com uma análise adequada dos dados, as empresas podem tomar decisões com mais segurança, identificar oportunidades de economia, otimizar o estoque, negociar melhores termos com fornecedores e mitigar riscos. Além disso, pontua ele, os dados permitem a implementação de estratégias de compras mais ágeis e adaptáveis às mudanças no ambiente de negócios.
Para o presidente da Nexxera, os dados desempenham um papel fundamental em cada etapa desse processo. No que tange, por exemplo, a questão da análise de fornecedores, o executivo pontua que os dados podem fornecer informações relevantes, permitindo que as empresas avaliem e comparem fornecedores de forma objetiva, tomando decisões informadas.
Quando uma empresa tem acesso a dados inteligentes, seguros e confiáveis, os avanços no desempenho e eficiência das atividades podem ser percebidos em várias áreas. A Nexxera oferece, por meio do Hubly, um ecossistema de soluções financeiras, mercantis e de crédito que combinam diferentes dados corporativos e impactam as áreas financeiras e de suprimentos, por exemplo. O executivo explica que, dessa maneira, é possível agrupar dados de extrato de inúmeras contas bancárias em uma só plataforma para aprimorar a gestão financeira, consultar as previsões de recebimento para melhorar as decisões relacionadas a necessidade de crédito, analisar o histórico de pagamento de um cliente para gerar previsibilidade de receita e entender o comportamento financeiro dos fornecedores para analisar o risco no financiamento de operações de crédito. Tudo isso pode gerar mais segurança para empresas que se relacionam com grandes cadeias de valor e possibilitam, além do melhor desempenho nos departamentos, melhores resultados para o próprio negócio.
Nesse panorama, o fundador da Nexxera observa que, no mundo atual, onde os dados são considerados o “novo petróleo”, o Brasil está emergindo como um centro vital no mercado global de informações: “Especialmente no contexto da gestão de compras corporativas, os dados desempenham um papel crucial, proporcionando insights que impulsionam a eficiência, a economia e a tomada de decisões estratégicas das empresas.”
Nas palavras do especialista, o mercado de dados no Brasil está transformando a maneira como as empresas gerenciam suas compras, capacitando-as a tomar decisões mais inteligentes e estratégicas. “À medida que a digitalização e a análise de dados continuam a evoluir, espera-se que a importância dos dados na gestão de compras cresça ainda mais, proporcionando vantagens competitivas para aqueles que souberem aproveitar todo o potencial que esses recursos oferecem”.
Apesar deste cenário, ele ressalta que o dado, por si só, não gera valor. “Um dado só gera valor se ele gera uma ação, por isso é necessário ter um sistema inteligente que faça boas análises destes dados e oriente o empresário sobre o caminho que ele deve seguir”, diz.
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