Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Campanha mundial da Quit Like Sweden salvará a vida de milhões de fumantes

ESPECIALISTAS INTERNACIONAIS em saúde se uniram hoje em apoio a um novo e importante esforço mundial para replicar o sucesso da Suécia na erradicação do tabagismo, adotando uma abordagem integral que poderia prevenir muitos milhões de mortes prematuras no mundo inteiro.

A Quit Like Sweden (QLS), lançada em uma conferência em Brasília com a participação de profissionais médicos, integrantes políticos e formuladores de políticas, motivará e apoiará países do mundo todo a imitar o êxito da Suécia, que está prestes a se tornar o primeiro país a alcançar o status oficial de “livre de fumo” ainda este ano.1

A fundadora da QLS, Suely Castro, nascida no Brasil e grande defensora da redução de danos, disse: “A Suécia alcançou esse feito notável ao garantir que alternativas mais seguras ao fumo sejam aceitáveis e acessíveis.2

Um país onde 49% dos homens fumavam regularmente praticamente eliminou esse flagelo ao permitir que seus fumadores mudassem para produtos que representam apenas uma fracção dos riscos, como o snus [tabaco tradicional sem fumo] e outras alternativas sem fumo, como cigarros eletrônicos e bolsas de nicotina.3

Os suecos estão colhendo os dividendos da saúde com casos de câncer e taxas de mortalidade significativamente mais baixos em comparação com seus homólogos europeus.4 Agora, a Quit Like Sweden irá amplificar essa mensagem a nível mundial, aproveitando a experiência e promovendo a colaboração entre as partes interessadas para ajudar os países a replicar a experiência sueca”.

No lançamento da sua nova plataforma, Castro contou com a presença de importantes especialistas internacionais em redução de danos, que apresentaram novas pesquisas que demonstram que o Brasil poderá salvar 1,36 milhão de vidas até 2060 se adotar o método da Suécia.5

Estudos anteriores mostraram que 3 milhões de europeus estariam vivos hoje se outros países tivessem implementado a abordagem integral da Suécia para ajudar as pessoas a deixar de fumar.

Ao mesmo tempo, um estudo sobre países de renda baixa e média (PRMB) mostra que, por meio da adoção de políticas no estilo sueco, o Cazaquistão poderia evitar 165 mil mortes prematuras nas próximas quatro décadas, enquanto África do Sul, Bangladesh e Paquistão poderiam salvar 320 mil, 920 mil e 1,2 milhão de vidas, respectivamente.6

O coautor da pesquisa, Dr. Anders Milton, ex-presidente da Associação Médica Mundial e ex-secretário-geral da Associação Médica Sueca, explicou: “A Suécia está ganhando a guerra contra o tabagismo com uma abordagem integral para o controle do tabagismo que complementa as medidas tradicionais e preventivas para deixar de fumar com um elemento adicional muito importante: dar aos fumadores a oportunidade de mudarem para alternativas mais seguras.

Ela estabeleceu um plano político que deve ser tratado como um presente para a saúde pública mundial e, potencialmente, um dos maiores avanços jamais realizados no combate às doenças não transmissíveis (DNT).

É por isso que a QLS é tão importante. Ao disseminar a mensagem da experiência sueca por todos os cantos, milhões de mortes prematuras – incluindo quase 1,4 milhão aqui no Brasil – poderiam ser evitadas nas próximas quatro décadas”.

Castro, que mora em Londres, disse que foi motivada a lançar a QLS por seu pai, um fumante de longa data que mora na Bahia.

“Assim como os outros 22 milhões de fumadores no Brasil, meu pai foi privado dos meios de subsistência dados aos suecos devido a barreiras regulatórias eàresistência social em relação a produtos alternativos de nicotina.

“A Quit Like Sweden visa empoderar as pessoas, no Brasil e no mundo todo, para recuperar o controle sobre sua saúde.”

-FIM-

Notas de edição:

Quit Like Sweden é uma plataforma para pessoas que desejam erradicar o tabagismo. A taxa de tabagismo na Suécia, onde outrora 49% da população masculina fumava regularmente, está prestes a cair abaixo dos 5%, o nível considerado pela Organização Mundial de Saúde como oficialmente “livre de fumo”. A Quit Like Sweden visa incentivar outros países a replicar a experiência sueca, usando medidas tradicionais e preventivas para deixar de fumar, ao mesmo tempo que tornam as alternativas ao tabagismo aceitáveis e acessíveis.

O lançamento oficial da Quit Like Sweden em Brasília, neste 10 de abril, contará com palestrantes convidados sobre uma variedade de assuntos:

Políticas públicas: o deputado sueco Jesper Skalberg Karlsson, a senadora brasileira Soraya Thronicke e o CEO da Somos Inovação, Federico Fernández.

Desinformação e o impacto nos consumidores: Miguel Okumura, da THR Brasil, e Alexandro Lucian, da DIRETA.

O potencial da experiência sueca para de salvar vidas no Brasil: Dr. Delon Human, Dr. Anders Milton e profa. Dra. Erika Magalhães Suzigan.

Elaboração de políticas de saúde pública: Dr. Roberto Sussman, Dr. Konstantinos Farsalinos, Dr. Christopher Russell, David Sweanor, Dra. Marewa Glover, Jorge A. Costa e Silva.

1https://smokefreesweden.org/wp-content/themes/smokefreesweden/assets/pdf/reports/Report%20The%20Swedish%20Experience%20EN.pdf

2https://www.rcplondon.ac.uk/file/3563/download

3https://www.ucl.ac.uk/news/2019/oct/e-cigarettes-may-help-over-50000-smokers-quit-england-each-year

4https://www.researchgate.net/publication/345643346_Tobacco-related_mortality_SwedenEU_easier_readable_charts

5 por coautoria do Dr. Delon Human, Dr. Anders Milton e Dra. Erica Suzigan, 2024.

6https://smokefreesweden.org/lives-saved.pdf

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informações, entre em contato com media@quitlikesweden.org.

Fonte: BUSINESS WIRE

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Incorporadora Imobiliária ingressa no Pacto Global da ONU

DINO

Encontro anual de investimentos anuncia nova identidade enquanto AIM Congress, em preparação para a 13.ª edição em Abu Dhabi, em maio de 2024

DINO

Mavenir lança oferta Open RAN Intelligent Controller (O-RIC) que permite diferenciação de serviço e otimização de recursos de rede

DINO