Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Relatório Indicadores Industriais aponta dados positivos

Relatório Indicadores Industriais aponta dados positivos
Relatório Indicadores Industriais aponta dados positivos

Segundo dados apresentados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no relatório Indicadores Industriais, publicado em abril sobre fevereiro de 2024, a indústria de transformação iniciou o ano com um avanço em seus indicadores industriais. No primeiro bimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, houve crescimento no faturamento, emprego, horas trabalhadas na produção, massa salarial e rendimento médio. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) permaneceu estável nessa comparação. O relatório apontou que a variação percentual para o faturamento real no setor, foi de 2,4% na comparação com o mês de janeiro de 2024.

Conforme informado na publicação, na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, o faturamento real e as horas trabalhadas na produção registraram avanços, enquanto a UCI e a massa salarial se mantiveram estáveis. Entretanto, o rendimento médio dos trabalhadores apresentou um recuo em relação a janeiro. O relatório aponta que a modernização na plataforma utilizada para coleta e cálculo dos Indicadores Industriais impactou nas séries históricas, com revisões nos valores previamente informados pelas empresas e correções de valores discrepantes.

Conforme dito anteriormente, em fevereiro de 2024, o faturamento real da indústria de transformação cresceu 2,4% em relação a janeiro, de acordo com os dados ajustados sazonalmente. Na comparação com fevereiro de 2023, o crescimento foi de 4,1%. Além disso, o estudo também aponta que o número de horas trabalhadas na produção na indústria de transformação apresentou um crescimento de 2,3% na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, na série livre de efeitos sazonais.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquias Trans Obra, afirmou que é encorajador observar que, apesar dos desafios enfrentados pelo setor, como a volatilidade econômica e os impactos gerados após o período da pandemia, a indústria está demonstrando resiliência e capacidade de adaptação. A estabilidade da UCI também indica uma gestão eficiente dos recursos produtivos pelas empresas. “Olhando para o futuro, é fundamental que as empresas continuem investindo em inovação, tecnologia e capacitação da força de trabalho para sustentar esse crescimento e impulsionar a competitividade da indústria brasileira no cenário global”.

Ainda sobre o relatório, que pode ser lido por completo através do link informado no início do texto, o emprego na indústria de transformação registrou um avanço de 0,5% na passagem de fevereiro para março de 2024, ajustado sazonalmente. Na comparação com fevereiro de 2023, o crescimento foi de 1,2%.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Kroll aprimora a prática de Data Insights and Forensics com a contratação de líderes seniores na Europa, Ásia-Pacífico e América Latina

DINO

WhatsApp é alternativa para o mercado de moda

DINO

SISQUAL® WFM confirma presença no SBF 2024, em MT

DINO