A FEICON, Feira Internacional da Construção, que acontece até sexta-feira, 5, no São Paulo Expo, terá a Inteligência Artificial aplicada ao setor como um dos principais temas de debate. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento dos profissionais do mercado com palestras e experiências, apontando possibilidades e benefícios desse tipo de tecnologia.
Assuntos como “Gestão de obras inteligente: maximizando resultados com Inteligência Artificial”, “Dia a dia com IA – As 25 ferramentas que vão mudar o seu dia a dia”, “O uso da Inteligência Artificial na gestão de riscos de eventos climáticos extremos”, “O uso da Inteligência Artificial na Engenharia e na Construção”, “Como utilizar a IA no varejo: precificação e previsibilidade de demanda”, são alguns exemplos do que será apresentado em espaços como o 98º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) e no Encontro VMC.
Além disso, ferramentas digitais como a metodologia BIM, metaverso, gêmeos digitais, realidades virtual e aumentada, que têm aprofundado as possibilidades de administração inteligente de projetos, aliando eficiência e aplicações otimizadas de materiais, também ganham visibilidade.
Além das tecnologias, novos produtos como tintas multifuncionais, tendências e funcionalidades de iluminação e equipamentos para o dia a dia das obras estarão disponíveis nos estandes, em setores como estruturas, espaços externos, instalações e acabamentos.
Vale destacar que, neste ano, o evento conta com mais expositores em comparação com a edição de 2023, quando mais de mil marcas apresentaram suas soluções ao público qualificado. “A FEICON apresenta um panorama do setor e aponta as próximas tendências de mercado, chegando à 28ª edição com aumento de 31% no número de marcas”, afirma Ivan Romão, diretor da FEICON.
Mapa digital
A tecnologia não estará presente apenas nos temas de palestras e nos equipamentos apresentados pelos expositores. A RX, empresa organizadora do evento, oferecerá, pela primeira vez, o Mapa Interativo FEICON 2024.
Ao baixar o recurso, disponibilizado via QR Code/Web, em totens e website, os visitantes poderão localizar pontos de interesse no evento, seja por cliques no mapa ou pesquisa por comando de voz ou texto.
O sistema permite que o público encontre expositores e espaços destinados para conteúdo como ENIC, Encontro VMC, Núcleo de Conteúdos da Construção, Núcleo de Conteúdos, 18º Simpósio Sincomavi, Espaço Sincomavi por Dentro do Varejo, Lounge de Influenciadores; e atrações como Rota de Tecnologia, Rota de Sustentabilidade, Selo Inovação Varejo, Premium Club Construção, Premium Club Varejo e Casa Cerâmica 2024.
O lançamento soma ao Matchmaking, tecnologia que conecta visitantes a expositores e atrações de acordo com os interesses de cada pessoa, identificados durante o credenciamento, possibilitando jornadas de visitação personalizadas e estratégicas. .
A RX estima que a FEICON 2024 receberá mais de 100 mil visitantes nos quatro dias de realização e já anunciou a presença de profissionais de 70 países.
A 28ª edição do evento acontece até sexta-feira (5), das 10h às 20h, no Pavilhão do São Paulo Expo (SP). Para participar, é necessário fazer o credenciamento on-line e gratuito no site www.feicon.com.br.