Um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) pode ser definido como uma unidade de negócio ou área de uma organização responsável pelas atividades transacionais e de apoio. Uma estrutura de centralização processual aplicada, sobretudo, às atividades de suporte da empresa que apresentam grande volume transacional, como Contas a Pagar, Contas a Receber, Folha de Pagamento, dentre outras. As principais características do CSC são: Estrutura de Centralização dos Processos, Atividades do Back Office e Grande Volume Transacional.
Entretanto, o modelo vem evoluindo ao longo dos anos de forma que os CSCs absorvam não somente processos de suporte, mas também aqueles que agregam valor aos negócios, desde que apresentem sinergia entre as unidades da empresa. Assim, os CSCs deixaram de ser meramente transacionais e passaram a ter também processos com cunho mais analítico, muitas vezes sendo vistos inclusive como celeiro de talentos para a organização como um todo.
A MIA, plataforma de dados sobre CSC, lançada pelo IEG, em 2022 ajuda as empresas a aprimorar a tomada de decisões, auxiliando as estratégias alinhadas às melhores práticas de mercado.
Em 2023, a MIA proporcionou aos seus assinantes mais de 300 análises abrangentes sobre o mercado de Serviços Compartilhados, disponibilizadas em sete categorias:
- Dados Gerais;
- Gestão de Gente;
- Experiência do Cliente;
- Excelência em Processos;
- Inovação,
- Tecnologia;
- Inteligência de Dados.
No último ano, através de boletins e relatórios executivos, forneceu às mais de 230 empresas assinantes, insights atualizados e análises críticas sobre o cenário do mercado de CSC e suas principais oportunidades.
O IEG elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para as organizações. A empresa consolida informações de mais de 200 empresas que possuem um CSC no Brasil por meio de diversas pesquisas realizadas com o objetivo de traçar um panorama do mercado. A maior parte das estatísticas são disponibilizadas na MIA.