Colegiado aplicou o Código de Defesa do Consumidor, que prevê a responsabilidade solidária de fornecedores da cadeia de consumo
A Terceira Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Amazonas analisou processo envolvendo falha na prestação de serviço de viagens e decidiu reformar sentença para incluir empresa aérea como parte passiva da ação para responder solidariamente pelo pagamento das condenações com a empresa de turismo.
A decisão foi por unanimidade, no processo n.º 0445555-81.2023.8.04.0001, em que o requerente pediu indenização por danos materiais e morais após o cancelamento de voo durante viagem pela Europa e o não ressarcimento de valores pagos por passagens não usufruídas.
O colegiado decidiu manter o valor da condenação por dano moral em R$ 6 mil e a determinação de restituir R$ 4,1 mil (a serem corrigidos) não devolvidos na época do fato.
Segundo o Acórdão, disponibilizado no Diário da Justiça eletrônico de 14/05, o colegiado afastou a preliminar de ilegitimidade passiva da empresa aérea, considerando a comprovação de sua participação no caso, aplicando o Código de Defesa do Consumidor, que prevê a responsabilidade solidária de todos os fornecedores que participaram da relação de consumo.
Na decisão, aponta-se que “os serviços prestados pela parte ré não foram adequados, visto que o consumidor precisou desembolsar quantias não planejadas para chegar ao seu destino, bem como, precisou mudar sua programação para evitar prejuízos ainda maiores e não teve o estorno de valores realizado de forma efetiva”.
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria mostra um martelo de madeira, um dos símbolos da Justiça, apoiado sobre uma base do mesmo material. À esquerda, aparece a imagem de um avião em miniatura ao lado de alguns papeis e uma caneta de cor preta.
Texto: Patrícia Ruon Stachon
Foto: Banco de Imagens
VIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
#tjam #amazonas
The post 3.ª Turma Recursal decide que empresa aérea deve responder com empresa de turismo por falha de serviço appeared first on amazonaspix.com.br.
The post 3.ª Turma Recursal decide que empresa aérea deve responder com empresa de turismo por falha de serviço appeared first on amazonaspix.com.br.