O ano de 2023 ficará marcado na história da Lojas Avenida. Ao todo, foram 39 inaugurações, algo inédito para a varejista. Com a expansão, a rede ultrapassou o número de 150 lojas distribuídas por todo o Brasil, marcando presença em 13 estados e no Distrito Federal.
São Paulo, Piauí e Distrito Federal receberam suas primeiras unidades em 2023, com destaque para as inaugurações em Carapicuíba e São Bernardo do Campo. Já em Salvador, houve inaugurações simultâneas de três lojas, em setembro.
Ao expandir suas operações e contribuir com a economia local, a Lojas Avenida busca reforçar seu propósito de impactar positivamente a vida das pessoas. A geração de empregos diretos e indiretos nas cidades e regiões onde está presente também demonstra o comprometimento da empresa com o desenvolvimento socioeconômico do país.
O aumento nas adesões ao cartão Avenida, com 262.879 novas inscrições em 2023, demonstra a confiança dos consumidores com a marca. Com mais de 1,5 milhão de cartões ativos no Brasil, a rede quer fortalecer ainda mais sua relação direta com seus clientes.
Outra novidade da Lojas Avenida é a implementação do MFP, sistema de planejamento utilizado por alguns varejistas. A parceria com o Oracle (Oracle Retail Merchandise Financial Planning), tem intuito de proporcionar uma evolução para a cadeia de suprimentos da rede e está integrada ao projeto A.P.O.L.O (Aceleração, Planejamento, Otimização, Lucro e Orçamento), uma iniciativa da Lojas Avenida para o crescimento estruturado e sustentável.
Dentre os principais impactos desta iniciativa estão a utilização de software alinhado com as melhores práticas do mercado, controle eficiente do OTB, maior precisão na previsão de demanda e transparência nas informações, unificação de processos com o Oracle a fim de aprimorar o workflow, controle e governança, além de maior assertividade no planejamento e agilidade na construção de budget e forecast.
O conceito baseia-se em compilar metas financeiras para vendas, margem e gestão de estoque, alinhando-se aos objetivos estratégicos da empresa, incluindo características como fluxo de trabalho colaborativo, criação de plano financeiro de varejo de forma estruturada, manutenção de plano, replanejamento e monitoramento, diferentes visualizações para maior agilidade e governança do planejamento comercial, além do planejamento bottom-up e top-down.
Ele impactará algumas áreas da Lojas Avenida como as de sourcing, operações, compras, logística, TI, estilo e financeiro, promovendo uma série de benefícios, tais como o planejamento completo (Pre-Season e In-Season), viabilização de crescimento estruturado de planejamento, maior precisão do plano financeiro, controle de orçamento, aumento da rentabilidade, melhoria na gestão de estoque e roll-up de planejamento
A Lojas Avenida vem promovendo uma significativa ampliação no sortimento de seus produtos, com foco em oferecer constantemente uma seleção de peças mais inovadoras, seguindo as últimas tendências da moda e com intuito de proporcionar uma experiência de compra ainda melhor em todas as mais de 150 lojas.
Além disso, em 2023, a Lojas Avenida celebrou parcerias. Uma dessas colaborações foi estabelecida com a Disney, para a comercialização de produtos licenciados, adicionando um toque de magia ao portfólio. A empresa também se destacou em iniciativas sociais. Um exemplo foi a doação de R$ 400 mil em peças para os bazares promovidos pela AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
Muito destes resultados passam pela parceria com a Pepkor, holding líder de varejo de moda na África e que está no controle das operações da Lojas Avenida desde fevereiro de 2022. A sinergia entre as empresas vem impulsionando cada vez mais a marca no cenário nacional.
Para o próximo ano, a Lojas Avenida já possui um cronograma de 50 inaugurações e tem o objetivo de ultrapassar 300 unidades até o final de 2026.