Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

PMEs brasileiras se destacam em estudo que analisa processo de digitalização

PMEs brasileiras se destacam em estudo que analisa processo de digitalização
PMEs brasileiras se destacam em estudo que analisa processo de digitalização

Um estudo inédito realizado pelo Núcleo de Engenharia Organizacional da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e pela Unido (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), a pedido do Polo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Indústria, analisou e comparou 39 programas de transformação digital de 10 países (Brasil, Argentina, Colômbia, México, Rússia, Índia, China, África do Sul, Tunísia e Alemanha).

De acordo com os resultados do estudo, embora as características de pequenas e médias empresas (PMEs) de cada país sejam variáveis, a maioria delas tem dificuldades em utilizar ferramentas digitais e IA em suas operações. Na comparação com os demais países, o Brasil destacou-se como o único que contém programas de transformação digital que contemplam as três fases do processo de digitalização: conscientização, implementação e manutenção.

Tais resultados foram divulgados na 32ª edição da feira de inovação e negócios Mercopar, realizada em outubro em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, que recebeu 39,5 mil visitantes – presenciais e virtuais – e bateu o recorde de negócios fechados, que alcançaram o valor de R$ 563 milhões.

Na avaliação de Giovanni Ballarin, CEO da agência de marketing digital Mestres do Site, a maior dificuldade enfrentada pelas PMEs para garantir sua presença digital é providenciar os aportes financeiros para viabilizar esse tipo de iniciativa e encontrar uma empresa que preste tal serviço de forma otimizada, efetiva e direcionada.

Ballarin chama a atenção para a importância da primeira etapa do processo, a de conscientização. “É fundamental que, antes de tudo, os empresários se conscientizem da existência das tecnologias digitais e de seus benefícios, e reconheçam que a presença digital de seu negócio é, hoje, uma necessidade e ditará seu futuro”, assevera.

Para saber mais, basta acessar https://mestresdosite.com.br/

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Setor de automação e mecatrônica está em ascensão

DINO

Mudança de diretor executivo na dSPACE: Dr. Carsten Hoff substitui Martin Goetzeler

DINO

Reunião Especial do WEF se encerra em Riad com um apelo dos líderes internacionais por um caminho claro e inovador para a paz e a prosperidade como prioridade global

DINO