Nos últimos anos, o mercado de produtos naturais e orgânicos tem experimentado crescimento significativo no Brasil, impulsionado por uma crescente conscientização dos consumidores sobre os benefícios desses produtos para a saúde e o meio ambiente. Segundo a Organis, Associação de Promoção dos Orgânicos, apenas em 2020, com a pandemia, o mercado cresceu 30% e alcançou os R$ 5,8 bilhões. No ano passado, segundo estimativas da entidade, chegou aos R$ 7 bilhões.
Trata-se de uma mudança de paradigma no comportamento dos consumidores, avalia o empresário e investidor Fabiano Zettel, CEO da Moriah Asset, especializada em investimentos em empresas do setor de saúde e bem-estar. “O número de pessoas que têm optado por produtos que oferecem uma abordagem mais saudável e sustentável cresceu e, com isso, cresceram também as oportunidades de criação de novos produtos e negócios em áreas como alimentos, bebidas, cosméticos e produtos de limpeza”, diz.
Segundo ele, vários fatores têm impulsionado a alta desse mercado. Primeiro, a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, que está levando os consumidores a buscarem alternativas mais saudáveis para os produtos convencionais. Além disso, diz, existe maior conscientização sobre os impactos negativos de pesticidas, herbicidas e aditivos químicos presentes em muitos produtos convencionais. E essa conscientização tem levado as pessoas a optarem por produtos naturais e orgânicos.
Na visão de Zettel, diante de tais tendências, o mercado de produtos naturais e orgânicos no Brasil apresenta um potencial bastante significativo de crescimento nos próximos anos. “Cientes da crescente demanda por opções saudáveis e sustentáveis, nós, da Moriah, buscamos ativamente oportunidades de investimento em empresas que estejam alinhadas com esses valores, como forma não apenas de formar nosso portfólio, mas também de contribuir positivamente para o mercado e a sociedade”, afirma.