Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Florianópolis participa do Dia Livre de Impostos

Florianópolis participa do Dia Livre de Impostos
Florianópolis participa do Dia Livre de Impostos

Nesta quinta-feira, 06 de junho, diversas marcas participam do Dia Livre de Imposto no país. A ação tem o objetivo de chamar a atenção para a alta carga tributária paga por todos os brasileiros diariamente. Em 2023, o brasileiro teve que trabalhar 149 dias somente para pagar impostos. Este ano, os gastos são maiores: 158 dias trabalhados.  Neste ano, o apelo da campanha pela redução dos impostos é chamar a atenção dos consumidores para a regulamentação da Reforma Tributária.

Do início do ano até 31 de maio, cerca de R$ 570.847.766,61 milhões foram arrecadados em tributos em Florianópolis, segundo o Impostômetro. Já no estado, a arrecadação foi de R$ 635.954.427.125,12 bilhões. Para se ter noção, no Brasil a cifra é de R$ 1.519.490.669.590,77 trilhão.

Em Florianópolis, o Núcleo Jovem da Câmara de Dirigentes Lojistas organizou uma série de ações e com mais de 50 empresas participantes, com descontos de até 40% em produtos como varejo alimentício, eletroeletrônicos, linha branca, autoescola, barbearia, óticas, lavanderia, produtos de tecnologia e linha de celulares, educação, combustível, cervejaria, colchões e móveis planejados. Será um evento histórico para marcar a 18ª edição.

O presidente da CDL Florianópolis, Julio Geremias, destaca que a ação já se tornou uma data forte  para as vendas no comércio. “É uma forma clara e direta de informar para a população quanto o imposto impacta nos preços finais e o quanto o governo arrecada”, pontua. Além disso, o coordenador do DLI da CDL Jovem Florianópolis, Diego Mroninski, destaca a participação dos lojistas na ação. “É fundamental o apoio dos estabelecimentos comerciais, que estão se unindo a nós para promover essa ação. Juntos, podemos ampliar a conscientização e pressionar por mudanças que beneficiem a todos”, enfatiza o coordenador do DLI da CDL Jovem Florianópolis, Diego Mroninski.

Uma das empresas participantes é o Koerich. Em 2023, a data representou uma venda superior à Black Friday. Este ano a varejista apresentará produtos com até 30% de desconto.

O que é o DLI?

O DLI é uma campanha nacional cujo propósito é oferecer aos consumidores a oportunidade de adquirir produtos e serviços sem a incidência de impostos. Essa iniciativa visa não apenas conscientizar a população sobre a alta carga tributária brasileira, mas também incentivar o debate e a reflexão sobre a necessidade de reformas nesse sistema.

“Estamos trabalhando arduamente para tornar este o maior Dia Livre de Impostos da história. É uma oportunidade não apenas para os consumidores economizarem, mas também para que todos reflitam sobre a complexidade e os impactos dos impostos em nossa economia”, pontua o coordenador do DLI da CDL Jovem Florianópolis.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior destaca que o DLI é uma mobilização nacional para manifestar insatisfação com a carga tributária no Brasil. “Ao longo de nossa gestão, temos viajado por todo estado de Santa Catarina e a alta carga tributária sempre está entre os assuntos mais debatidos, o que torna essa ação ainda mais importante”, frisou.

“Muita gente não percebe que há 61,95% de imposto na gasolina, 48,28% na energia elétrica e quase 70% nos smartphones importados”, pontua Diego Mroninski. Nacionalmente, a expectativa, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 100 mil lojas de todo o país devem participar da ação em 1.500 cidades. No site, os consumidores poderão ver o comparativo dos valores dos produtos e serviços com e sem os impostos cobrados. O ato educativo elucida a população em relação a quanto a carga tributária impacta em sua rotina diária e no seu poder de compra.

Os consumidores que quiserem saber quais as lojas participantes do DLI em Florianópolis devem acessar o https://www.instagram.com/cdljovemflorianopolis/. Dentre as marcas confirmadas estão Cia Sucos, Koerich, Autoescola Brinhosa, Barão da Navalha, Tudo Dez, Óticas BBZ, Zelup, Celular Center, Barbearia VIP, Movimento Woman, Posto Camarão, Stannis Tap Floripa, Simmons Colchões, Viva Bem Design e Posto Camarão.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Cocamar divulga relatório de práticas ESG

DINO

E-commerce: datas comemorativas exigem planejamento

DINO

Mercado de meios de pagamento passa por evolução constante

DINO