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Marketing ético potencializa poder de vendas, diz pesquisa

Marketing ético potencializa poder de vendas, diz pesquisa
Marketing ético potencializa poder de vendas, diz pesquisa

Marcas que investem em sustentabilidade têm preferência de compra. É assim que pensam 95% dos entrevistados em uma pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). Além disso, 66% disseram ter deixado de comprar um produto ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa responsável não teve uma conduta ética.

Os dados mostram a preocupação dos consumidores diante do comportamento das marcas. Eles estão atentos ao impacto de suas ações no meio ambiente e na sociedade, tendência que vem sendo detectada há alguns anos. 

“A jornada rumo à sustentabilidade e ética no marketing não é apenas sobre adaptar mensagens, mas sobre uma transformação interna das empresas”, destaca Adriano Kogachi Sá, especialista no tema e sócio-diretor da empresa A/S Gestão e Marketing. “Quando uma marca integra genuinamente práticas sustentáveis em todos os aspectos de seu negócio, desde a cadeia de suprimentos até a comunicação com o cliente, ela se torna uma verdadeira líder na construção de um futuro mais verde e justo.”

Em 2015, quase uma década atrás, a empresa de pesquisa de mercado Nielsen já havia apontado que 66% dos consumidores estavam dispostos a pagar mais caro por produtos de companhias comprometidas com a natureza e com a responsabilidade social.

Nesse contexto, muitos negócios fazem uso do marketing ético ao enfatizar não apenas as qualidades da mercadoria ou serviço, mas também o efeito positivo por trás do processo de produção. Um exemplo são as embalagens contendo a informação de que foram aproveitados materiais reciclados. 

Outra situação bastante comum é usar as redes sociais ou o site da empresa para informar ao cliente que parte das vendas é revertida para projetos focados em sustentabilidade e proteção ambiental.

Benefícios do marketing ético

Sá explica que essa prática traz frutos ao negócio, como maior lealdade à marca, aumento das vendas e até mesmo a expansão do mercado-alvo.

Os benefícios, no entanto, não se resumem à parte financeira e levam também a uma mudança de consumo por parte do público. “Quando as empresas adotam práticas éticas e sustentáveis, não estão apenas conquistando clientes: estão liderando um movimento”, diz. “Essa abordagem vai além de vender produtos e inclui contar histórias que ressoam com a consciência cada vez mais ambiental do consumidor moderno.”

Para o especialista, a empresa passa a atuar como um agente de mudança, levando o público a refletir sobre suas ações. Dessa forma, contribui para um mundo mais sustentável, com melhor aproveitamento de recursos, redução de desperdícios e uso de produtos biodegradáveis.

Sá ressalta que, para que a marca seja bem-sucedida em seu propósito, o compromisso ético e sustentável precisa estar impregnado na cultura da empresa, indo da cadeia de suprimentos até a comunicação e o marketing. Isso inclui ter transparência nas práticas comerciais e comunicar, de forma clara e autêntica, os valores da companhia.

“Integrar o marketing ético estrategicamente é, além de uma visão atraente, uma peça-chave para o sucesso duradouro. As marcas que alinham sua missão à sustentabilidade tornam-se faróis de inovação e responsabilidade”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://adrianosa.com.br/ ou seguir os perfis no Instagram e LinkedIn

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