Amazonas

Unidade Prisional do Puraquequara transforma espaço inutilizado em horta

Reeducandos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) estão aproveitando um grande espaço inutilizado na unidade para plantar uma horta de 576 metros quadrados. Os seis internos envolvidos no trabalho estão sendo capacitados com o curso de Olericultura, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e empresa cogestora RH Multi.

Com o aprendizado, os próprios internos estão produzindo as mudas que serão cultivadas na horta, além de garantir 180 horas de carga horária na certificação. O projeto de agricultura envolve desde o plantio de verduras, legumes e hortaliças como plantas medicinais e frutíferas.

A horta está estruturada e em fase de aragem da terra para receber as mudas de alface, coentro, cebolinha, tomate cereja, pimenta-de-cheiro, pimentão, pepino, abóbora e couve que estão prontas para as covas. As frutíferas como maracujá, mamão, acerola e abacaxi estão sendo semeadas ao redor da horta.

Segundo o diretor da unidade, Felipe Abreu, a ideia é utilizar os produtos da colheita na cozinha da unidade, fazendo doações do excedente para instituições de caridade em Manaus. Ele pontuou também que o serviço irá colaborar com capacitação e ressocialização dos detentos.

“Além de eles terem uma experiência com as hortaliças e aprenderem uma nova forma de trabalho, esse serviço também está desempenhando um papel fundamental para nós alcançarmos o nosso objetivo, que é a ressocialização” afirmou.

O local também terá um espaço reservado para o trabalho de compostagem, que será praticado por internos e colaboradores. Após passarem por uma capacitação para aprender a transformar o lixo orgânico em adubo natural, eles começarão a trabalhar no processo.

Entusiasmado por poder participar do serviço, o interno João (nome fictício) destacou a capacitação da qual participou como algo que ele levará para a vida toda. “Estou feliz por poder participar do serviço, através dele estou podendo ter contato com uma nova área, a de cultivo, de que eu não tinha conhecimento. É algo que irei levar para a vida”, disse.

FOTOS: Divulgação/Seap

Leia Também

Secom lança cartilha digital sobre orientações e condutas vedadas aos agentes públicos para eleições 2020

Redação

Governo do Amazonas entrega fomentos a produtores do setor primário de Tefé

Victoria Farias

Governo do Amazonas começa a pagar verbas rescisórias de ex-funcionários da Unisol

Redação