Amazonas

SES-AM faz campanha para divulgar ouvidoria como canal entre cidadão e gestão

Ferramenta importante para o aperfeiçoamento da assistência em saúde, o sistema de ouvidorias das unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está sendo reestruturado para garantir ao usuário dos serviços da SES-AM um canal direto de diálogo com a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas, ainda mais eficiente.

A SES-AM está lançando, nesta segunda-feira (16/11), uma campanha divulgando o trabalho da ouvidoria da secretaria e como esse canal pode ajudar o usuário do SUS. Em 2020, a média de demandas recebidas pelas ouvidorias da rede da SES-AM foi de 530 por mês.

Segundo o secretário executivo de Controladoria da Saúde, Silvio Romano, a ideia é reforçar junto à população que a ouvidoria é o canal oficial de comunicação com a gestão, por onde é possível dar andamento às demandas pessoais e coletivas dos usuários.

“O usuário precisa usar mais esse canal oficial. Quando se usam outros canais, que não os oficiais, a gente acaba tendo que fazer uma busca muito ampla das demandas, o que dificulta o encaminhamento dos assuntos e a chegada a uma solução rápida e adequada para atender o cidadão”, ressalta.

Ouvidoria nas Unidades – O Secretário Executivo destaca que quanto mais organizada, mais a ouvidoria pode ajudar a SES-AM como ferramenta de gestão. Isso porque o setor serve não apenas para corrigir atos, por meio de reclamações e denúncias dos usuários, como também para ter um retorno sobre as ações que estão sendo bem avaliadas e no caminho certo.

“Porque a ouvidoria também tem esse aspecto construtivo. Não só o de receber demandas sobre denúncias, mas também sugestões sobre melhorias que podem ser feitas em algo que já está bom, e também receber elogios ao serviço, porque de qualquer jeito isso é um feedback importante para a administração, mostrando que estamos no caminho certo”, lembra Silvio Romano.

Saúde Amazonas – A estruturação da ouvidoria da SES-AM e das ouvidorias das unidades é mais uma ação do Saúde Amazonas, programa do Governo do Amazonas que tem o objetivo de reestruturar e melhorar a rede de assistência no Estado.

Nesse sentido, a SES-AM trabalha para garantir que toda unidade de saúde do Estado tenha uma ouvidoria, com estrutura adequada e profissional treinado para o serviço.

O secretário executivo afirma que também está sendo feito um trabalho junto aos servidores da SES-AM e das unidades para melhorar seus processos de trabalho, de forma que garantam respostas mais rápidas para demandas que chegam por meio da ouvidoria.

“A ouvidoria é um canal que tem credibilidade quando ele funciona de verdade, respondendo e auxiliando o cidadão. Por isso os servidores também têm que dar a devida importância a esse canal”.

Ouvidorias na rede – A ouvidoria da SES-AM fica localizada na sede do órgão, na avenida André Araújo, na zona centro-sul de Manaus, funcionando com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Os canais de atendimento virtual da ouvidoria da SES-AM são:
• Telefone: (92) 98418-5011
• Disk Saúde: 136;
• Website: saude.am.gov.br
• E-mail: [email protected]

A secretaria tem atualmente 26 unidades de saúde com ouvidoria. O cidadão que esteve em alguma unidade e queira fazer um elogio, sugestão, solicitação ou reclamação relacionada ao serviço que lhe foi prestado pode procurar o setor de ouvidoria do próprio hospital ou fundação, por exemplo.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

Leia Também

Imagens fortes: Homem é encontrado com os olhos arrancados e com mais de 100 facadas pelo corpo no Amazonas

admin

Idam em Borba auxilia entrega de 24 toneladas de alimentos ao PAA

Victoria Farias

Municípios da calha do Purus recebem investimento de mais de R$ 21 milhões em infraestrutura

Victoria Farias