Amazonas

Seap utiliza mão de obra carcerária em ampliação de cozinha do CDPM 1

A cozinha do Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1), localizado no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), está passando por processos de ampliação e melhorias pelas mãos dos próprios internos da unidade prisional. Nesta ação, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), juntamente com o Consórcio CGPAM, utiliza a mão de obra de 20 reeducandos inscritos no programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”.

Serão aproximadamente 40 dias de trabalho 100% desempenhado por detentos, sob a supervisão de agentes de manutenção e o direcionamento de engenheiros profissionais. A cozinha será ampliada para melhorar as condições de trabalho no local e o processo de produção das refeições. O novo espaço terá 650,20 metros quadrados.

“Todos os setores da cozinha serão remanejados para uma nova estrutura, onde será redimensionado o layout da produção e realizadas as adequações sanitárias”, informa o diretor adjunto do CDPM 1, Amsterdam Lima.

A última reforma da cozinha do CDPM 1 foi feita no ano passado. Hoje, 25 reeducandos atuam na cozinha da unidade, que possui uma produção diária de 4.800 grandes refeições e 7.200 pequenas refeições (lanche, café da manhã e ceia). Os alimentos atendem aos colaboradores e internos dos CDPMs 1 e 2.

Capacitação

O diretor adjunto afirma que, para desempenhar os serviços no programa de ressocialização, é requerido que os reeducandos tenham formação nos cursos de capacitação ofertados pela Seap e/ou que tenham obtido experiência na área antes de estarem custodiados.

É o caso do interno Almir* (nome fictício), 59, que trabalha como mestre de obra. “Antes de parar aqui, eu cursei Engenharia Civil por um bom tempo, faltou pouco para eu concluir o curso, mas isso é algo que estou correndo para mudar. Ainda tenho o sonho de fazer mestrado e doutorado”, comenta o reeducando. “No ‘Trabalhando a Liberdade’ além de eu remir minha pena, faço duas coisas que gosto muito: ajudar e ensinar. Para mim é gratificante fazer parte desse programa”.

Leia Também

Detran-AM abre agendamento eletrônico para atendimento em 12 municípios

admin

Governo do Estado, por meio do Idam, capacita produtores rurais para atividade de piscicultura

Redação

Wilson Lima ressalta mobilização do Estado no combate ao desmatamento e queimadas

admin