Amazonas

Programação alusiva ao “Outubro Rosa” chega ao fim na Seap

Ao longo deste mês, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), juntamente com parceiros, promoveu uma série de atividades alusivas ao mês da conscientização sobre o câncer de colo de útero e o de mama, o “Outubro Rosa”. A programação atingiu mulheres das unidades femininas de Manaus, familiares de internos e servidoras da Seap. 

Nesta quinta-feira (29/10), ocorreu a última atividade voltada à saúde das mulheres que trabalham na pasta. A Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário do Amazonas (CSSPAM), em parceria com 18 profissionais de saúde do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), realizou, na sala de enfermagem da própria Seap, a coleta de exame preventivo do público feminino. 

A ação foi dividida em dois momentos: recolhimento dos dados pessoais e histórico médico, e a coleta do exame preventivo e do vírus do HPV. As análises dos exames serão feitas pelo laboratório do instituto e a entrega dos resultados serão encaminhados à CSSPAM, com o apoio da médica ginecologista do Instituto da Mulher para orientações, esclarecimentos e tratamento, caso necessário.

Segundo a gerente de Enfermagem do Dona Lindu, Gracimar Fecury, esta parceria fez grande diferença na vida das mulheres envolvidas. “Foi de extrema importância, pois pudemos compartilhar conhecimento e sensibilizar as mulheres sobre o autocuidado com seu corpo e a prevenção contra as doenças”, disse ela.      

Programação – A equipe de Assistência Social da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), com o apoio da empresa de cogestão RH Multi, também realizou hoje uma ação referente ao “Outubro Rosa”, com os familiares dos internos que foram fazer cadastro ou outro serviço na Central de Atendimento às Famílias, localizada no prédio anexo à antiga sede da Seap, na rua Gabriel Salgado, s/nº, Centro, zona sul de Manaus. A ação contou com palestra informativa de prevenção, dinâmicas, distribuição de brindes e momento de beleza.

Fotos: Divulgação/Seap

Leia Também

Polícia Civil do Amazonas participa de operação nacional de combate à pirataria digital

admin

Vídeo: Canoa vira, tia e sobrinho são salvos por pescadores, no AM

admin

Números que indicam aumento de óbitos em Manaus não refletem a realidade, diz FVS-AM

admin