Cidade

Prefeito vistoria retomada das obras de recuperação viária do Distrito Industrial

As obras de recuperação viária do Distrito Industrial 1, na zona Sul, foram retomadas nesta sexta-feira, 2/10, pela Prefeitura de Manaus, após a solução de questões burocráticos e assinatura da repactuação do contrato. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vistoriou o início dos trabalhos na avenida Autaz Mirim, conhecida como Grande Circular, onde assegurou a celeridade e a conclusão dos trabalhos na área.

“O asfalto volta a correr no Distrito Industrial, agora, com todos os problemas resolvidos, as medições feitas e os recursos em caixa. E vamos com todo o vapor para concluir o mais rápido possível. Os investidores vão ver que estamos falando muito sério, quando dizemos que esse é um bom endereço para fazer negócios, gerar emprego e preservar a Amazônia”, disse o prefeito, acompanhado do superintendente da Suframa, general Algacir Antônio Polsin, e do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar.

Arthur Neto agradeceu os esforços feitos pelo ex-superintendente da autarquia para garantir os recursos para as obras, mas destacou a conduta do atual superintendente em resolver todos os problemas pendentes e dar andamento aos trabalhos. “Eu e o general queremos transformar o Polo Industrial de Manaus em uma área de visitação. Vamos cuidar do essencial e dos pormenores”, afirmou o prefeito.

O superintendente destacou a importância da parceria para a Zona Franca de Manaus. “Acho fundamental trabalharmos em parceria, em todos os sentidos. A parceria com a Prefeitura de Manaus é fundamental nessa revitalização do Distrito Industrial, que vai sair com qualidade. Só pedimos um pouco mais de paciência, mas teremos um polo industrial revitalizado, capaz de atrair negócios e turismo”, garantiu Polsin.

A operação de retomada envolveu uma força-tarefa de homens e máquinas para garantir maior celeridade aos trabalhos. “Estamos em três frentes, aqui na Autaz Mirim, que já inicia a pavimentação; na avenida Solimões, estamos com a fresagem e fazendo terraplenagem e outras áreas. Os outros lotes já estão fazendo a mobilização dos equipamentos para reiniciar as atividades”, explicou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar. 

Além de 35 vias em todo o Distrito Industrial 1, o pacote inclui também a reconstrução das rotatórias da Suframa, já entregue à população, totalmente reconstruída com pavimento rígido, e a rotatória da Samsung, também revitalizada nos mesmos padrões.

Conforme a repactuação, os recursos destinados às obras são de R$ 136 milhões, por parte do governo federal via Suframa, e a Prefeitura entra com uma contrapartida de R$ 20 milhões, incluindo a iluminação de lâmpadas a LED e os projetos de paisagismo. “Teremos um Distrito Industrial à altura dos investidores que nos vêm visitar”, completou Arthur.

Paisagismo

A partir do convite do general Polsin para que a presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, fosse madrinha do Polo Industrial de Manaus, os trabalhos de recuperação viária do Distrito Industrial passaram a contar também com melhorias nos passeios públicos, que contarão com plantio de mudas ornamentais, recuperação de calçadas e outras ações de urbanismo.

Na avenida Ministro João Gonçalves Dias, as ações de paisagismo já começaram, como na calçada em frente à Suframa, que está recebendo a plantação de 70 mudas da espécie arbórea oiti.

“Faremos esse trabalho no Distrito, com muito zelo e com muito amor por Manaus. Mas serão quase 40 espaços públicos que receberão vida nova por toda a cidade de Manaus, incluindo o plantio de mudas ornamentais, recuperação de meio-fio e calçada e outros detalhes paisagísticos dos canteiros”, concluiu a presidente da Comissão, Elisabeth Valeiko.

— — —

Texto – Jacira Oliveira / Semcom 

Fotos – Alex Pazuello/Semcom

Leia Também

Defensoria Pública do Amazonas aciona justiça em favor de pacientes do Cecon

admin

Direção do HPS 28 de Agosto procura família de paciente

admin

Josué Neto solicita reforma da escada de acesso à Balsa Amarela da Feira da Manaus Moderna

admin