Amazonas

PMAM participa de evento realizado pelo Ministério da Justiça em Rio Branco

A Polícia Militar do Amazonas, representada pelo seu comandante-geral, coronel QOPM Ayrton Norte, participa em Rio Branco (AC) do evento inédito promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o “Senasp Itinerante”, etapa Norte. O encontro tem a finalidade de aproximar os representantes da Segurança Pública de todas as regiões do país, além de gerar intercâmbio de informações. A abertura do evento ocorreu na terça-feira (27/10), e segue com programação até quinta (29/10), no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre.

O “Senasp Itinerante” é liderado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), na figura do secretário titular, coronel Carlos Renato Machado Paim, visando o conhecimento da realidade local e desenvolvimento e implementação de políticas públicas específicas para fortalecimento dessas localidades.

O coronel Ayrton Norte assinala que o evento percorrerá as regiões brasileiras para ouvir as instituições locais de segurança pública, bem como na oportunidade, apresentar os programas estruturantes da Senasp.

“O encontro é uma importante estratégia de trabalharmos de maneira mais integrada ao que já fazemos, para que juntos possamos encontrar soluções globais contextualizadas à nossa realidade, mas que de modo macro beneficiem toda a população brasileira e, mais especificamente, da região Norte”, destacou o comandante-geral.

Na programação do evento, que segue até quinta-feira (29/10), consta a realização de diversas câmaras temáticas com o coronel Carlos Renato Machado Paim e os comandantes-gerais das Polícias Militares, chefes de Polícia Civil e dirigentes das Perícias Oficiais dos Estados.

Dentre as pautas a serem debatidas destacam-se os temas relacionados a produtos do portfólio do “Senasp Itinerante”, entre eles o fortalecimento das instituições da área de segurança pública; agente de campo; valorização dos profissionais de segurança pública; políticas de prevenção à violência; Sinesp Geointeligência; Sinesp PPE e Sinesp CAD; e também as emendas parlamentares voltadas à área de Segurança Pública. O evento de abertura contou ainda com a presença de parlamentares e autoridades do Poder Judiciário.

Ainda durante a abertura, o secretário titular da Senasp reafirmou que a secretaria se faz presente nas regiões para ouvir, conversar e levar a equipe para demonstrar os produtos e serviços que já existem e podem ser perfeitamente mais aproveitados nas ações. Segundo ele, as ideias dos representantes dos sete estados do Norte serão ouvidas e analisadas para que se possa realizar estudos de viabilidade para amplo desenvolvimento por parte da Senasp.

Produtos do “Senasp Itinerante”:

∙ Em Frente Brasil: articula projetos integrados entre união, estados e municípios, para amenizar ou solucionar fatores socioeconômicos que favoreçam a ocorrência de crimes violentos;

∙ Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública – Pró-Vida: elabora, fomenta, promove e elabora políticas de valorização dos profissionais de segurança pública e defesa social com foco na prevenção da saúde física e mental;

∙ Programa Nacional de Normalização e Certificação de Produtos e Serviços de Segurança Pública – Pró-Segurança: melhora a qualidade quanto ao uso e o desempenho dos equipamentos, produtos e serviços utilizados na segurança pública;

∙ Pró-Mulher: institui ações multidisciplinares, em especial na área de segurança pública, para enfrentamento às violências doméstica e familiar contra as mulheres;

∙ Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses – Procad-Seg: apoia projetos educacionais e de pesquisa voltados à formação de recursos humanos qualificados, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

∙ Fortalecimento das Instituições de Segurança Pública: o objetivo é amenizar o déficit nas instituições estaduais e municipais de segurança pública nos campos de gestão e governança;
∙ Fortalecimento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos: visa modernizar a investigação criminal e produção de provas com uso de exames de ações de capacitação profissional.

As ferramentas em destaque da Senasp são Sinesp PPE, Sinesp CAD, Sinesp Geointeligência, Sinesp Agente de Campo e Sinesp Delegacia Virtual.

FOTOS: Divulgação/PMAM

Leia Também

Wilson Lima inaugura Central de Medicamentos em Carauari, que também recebe mutirão de cirurgias

admin

Adaf apreende 81 quilos de produtos lácteos impróprios para consumo, em Parintins

Victoria Farias

Secretaria de Educação e FVS-AM testaram mais de 5 mil profissionais do Ensino Médio

Redação