Amazonas

Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste recebe equipamentos de raio-x digital

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) colocou em funcionamento, na tarde desta quinta-feira (29/10), dois aparelhos de raio-x digital de alta tecnologia, um portátil e outro fixo, no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste. A inauguração faz parte das ações do programa “Saúde Amazonas”, que contempla investimentos e reestruturação da rede de saúde.

O titular da SES-AM, Marcellus Campêlo, participou da inauguração do equipamento e reforçou a importância da modernização dos parques de imagem das unidades para otimizar os serviços ofertados à população. A modernização vai possibilitar diagnósticos mais precisos e rápidos durante os atendimentos realizados.

“Faz parte de um dos projetos do Saúde Amazonas a revitalização do parque de equipamentos da rede. Estamos muito felizes com a entrega desse aparelho porque ele vai aumentar a produtividade dos exames, vai aumentar a velocidade do diagnóstico e principalmente, aumentar a precisão do diagnóstico para que os médicos possam estabelecer o procedimento adequado para aquela criança”, disse Campelo.

A unidade passa a ter alguns dos mais modernos equipamentos de imagem, sendo possível realizar um raio-x em qualquer lugar do hospital, inclusive no leito, evitando que o paciente com dificuldade de locomoção necessite ir até o setor, graças à máquina portátil. Em um período de um ano, a unidade realiza mais de 21 mil procedimentos nos aparelhos.

Aumento da capacidade – A diretora da unidade, Juliana Medeiros, destaca que os novos aparelhos vão aumentar a capacidade de atendimento. “O aparelho hoje que recebemos, além de ser digital, vem trazer qualidade a todos que são atendidos. Eles também vão garantir melhor precisão para que os médicos possam definir melhor diagnóstico do paciente”, acrescentou Juliana.

No início deste semestre, o governador Wilson Lima anunciou a entrega de 230 equipamentos de imagem para a saúde na capital e interior do estado. A aquisição dos aparelhos, como o raio-X digital, possibilita diagnósticos mais precisos e rápidos, inclusive substituindo aparelhos com anos de uso na rede estadual.

Saúde Amazonas – O ‘Saúde Amazonas’, lançado pelo governador Wilson Lima, tem investimento inicial previsto na ordem de R$ 1,4 bilhão até 2022. Uma das prioridades é a redução da fila de espera por exames e consultas na rede estadual.

Fotos: Paulo Bahia/ SES-AM

Leia Também

SSP-AM e Seap realizam simulação para combater alterações no sistema prisional

Victoria Farias

Governador Wilson Lima convoca 227 aprovados no concurso do Idam

Victoria Farias

Após reunião com bancada federal, Wilson Lima afirma que defesa da ZFM é compromisso de todos

admin