Amazonas

Governo do Amazonas elabora projetos para municípios investirem em saneamento e abastecimento de água

Até o final deste ano, o Governo do Amazonas terá elaborado projetos de redes de abastecimento de água e saneamento para 31 municípios do interior amazonense. Por intermédio da Companhia de Desenvolvimento (Ciama), o Estado prepara o projeto e atualiza documentação necessários para que as prefeituras busquem recursos disponibilizados pelo Governo Federal.

Esse trabalho, uma das ações da política do Governo de promoção do desenvolvimento social e econômico do interior, evitou que o Estado perdesse R$ 170 milhões da União ano passado, destinados às duas áreas prioritárias. A falta de assessoria técnica é uma das principais dificuldades que travam o acesso dos municípios à linhas de financiamento.

Em junho de 2019, o governador Wilson Lima entregou, a 11 prefeituras, os projetos de engenharia e arquitetura exigidos na implantação de redes de saneamento e abastecimento. Os municípios beneficiados foram Autazes, Urucurituba, Uarini, Urucará, Boca do Acre, Nhamundá, Lábrea, Tabatinga, Maraã, Juruá e Benjamin Constant.

No mesmo ano, a Ciama atualizou as documentações dos projetos de abastecimento de água de Carauari, Beruri e Caapiranga. Outras 12 cidades – Autazes, Boca do Acre, Nhamundá, Novo Airão, Novo Aripuanã, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba -, receberam os projetos de saneamento.

Em andamento – Neste ano, a Ciama trabalha nos projetos de abastecimento de água de Lábrea, São Paulo de Olivença, Novo Aripuanã, Urucurituba e Novo Airão.

Para 2021, informa a autarquia, estão no planejamento a entrega de projetos de abastecimento de água para cinco municípios. São eles Canutama, Boa Vista do Ramos, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Nhamundá (quatro comunidades). Com os projetos em mãos, as prefeituras podem apresentá-los à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e acessar recursos destinado a essas duas áreas.

Foto: Divulgação Ciama

Leia Também

Delegacia do Meio Ambiente intima cinco pessoas e investiga crime ambiental na Vila de Paricatuba

Redação

Idam acompanha entrega ao Programa de Aquisição de Alimentos, em Careiro da Várzea

Victoria Farias

Fapeam divulga resultado preliminar da terceira fase do programa Centelha Amazonas

admin