Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas distribui mais de 50 mil mudas de castanheiras-do-Brasil para produtores rurais

Mais de 50 mil mudas de castanheiras-do-Brasil serão distribuídas para produtores rurais de 15 municípios do estado, pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), que desenvolve o Projeto Excelsa, em parceria com o Instituto Excelsa. A medida visa o reflorestamento de áreas degradadas do estado com a espécie nativa que gera emprego e renda para famílias do interior. 

Nesta quinta-feira (26/01), o Idam deu início ao envio das mudas para o interior do estado, com 11 mil mudas enviadas para os municípios de Canutama, Anori e Autazes. Ao todo, 352 produtores familiares serão beneficiados com a distribuição das mudas, que ocorrerá entre os meses de janeiro e março, quando o período de chuvas na região favorece o plantio da espécie. Em 2022, o projeto favoreceu 790 famílias, de 11 municípios, com a doação de 70 mil mudas. 

“Essa doação das mudas é feita pela Agropecuária Aruanã, através do Instituto Excelsa, esse ano 50 mil mudas estão garantidas. A atividade do Idam é fazer visitas aos produtores interessados em receber, qual a quantidade desejada e as condições deste produtor para plantar. O Idam pega as mudas na fazenda, coloca nas embarcações e faz o acompanhamento do plantio junto aos produtores”, explica o engenheiro agrônomo do Idam, Malvino Salvador. 

Em Canutama (distante 619 quilômetros de Manaus), na calha do Purus, 56 famílias extrativistas serão beneficiadas com a distribuição de 10,5 mil mudas de castanheiras. O plantio acontece em áreas onde antes era realizado o cultivo de outras culturas e que não serão mais utilizadas na agricultura. 

A Unidade Local (Unloc) do Idam, em Canutama, irá promover a distribuição das mudas e a capacitação dos produtores rurais para o manejo correto das plantas, como explica o gerente da Unloc, Batista Gomes. 

“Os extrativistas são de 26 comunidades do município e de áreas isoladas. Já conversamos com eles sobre o plantio e o manejo dessas castanheiras e, quando as mudas embarcarem para Canutama, vamos convocar essas pessoas e os parceiros para falar da cultura, manutenção, adubação, espaçamento. Vamos passar todas as informações porque hoje só temos castanhais nativos, o plantio será uma inovação para as famílias”, disse. 

Castanha-do-Brasil 

A Bertholletia Excelsa, conhecida popularmente como castanheira-do-Brasil, e que dá nome ao projeto, é uma das mais importantes espécies de exploração nativa na Amazônia, incrementa a renda de produtores familiares em vários municípios do Amazonas e contribui para o desenvolvimento sustentável do estado. 

O Amazonas possui cinco usinas de beneficiamento de castanha nos municípios de Manicoré, Lábrea, Beruri, Amaturá e Barcelos, todas geridas por associações ou cooperativas, com mais de 4,5 mil produtores familiares, uma parte deles é assistida pelos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Idam. 

Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do setor primário, com atendimento direcionado às pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.

O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus. O atendimento ao público é feito em todas as Unidades Locais nos 62 municípios. Em Manaus, a Unidade Local está situada na avenida Torquato Tapajós, quilômetro 17 – Santa Etelvina.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Amazonastur inicia credenciamento de guias de turismo no CAT Digital

Redação Am

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no Carnaval

Redação Am

Pacientes do projeto RespirAR visitam e realizam atividades físicas na Arena da Amazônia

Redação Am