Amazonas

Fundação de Medicina Tropical promove campanha “Dezembro Vermelho”

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) realiza, no próximo dia 1⁰ de dezembro, a abertura do “Dezembro Vermelho”, campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. A programação para o mês inclui oferta de testagem, tanto na Fundação como em empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), palestras, além da distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos.

A abertura oficial da campanha será marcada pela realização de um Workshop direcionado a jornalistas – também no dia 1⁰ de dezembro. Na oportunidade, será apresentado o estudo “Mosaico”, da vacina contra o HIV. As inscrições para o workshop já podem ser feitas pelo e-mail: [email protected].

Em dois de dezembro, ocorrerá um dia de testagem para HIV no ambulatório da FMT-HVD. Durante todo o mês, a equipe da Fundação visitará algumas empresas do PIM com o objetivo de realizar mais de 600 testes. Além da testagem, serão realizadas palestras e distribuição de preservativos nestes locais.

Em parceria com as empresas do Polo Industrial de Manaus, também será realizada arrecadação de brinquedos para a Associação de Apoio à Criança com HIV (Casa Vhida).

Diferente dos outros anos quando a testagem era por livre demanda, neste ano, serão realizadas por agendamento, por meio do telefone (92) 2127-3559.  Serão adotados protocolos para garantir a segurança da população durante as testagens. As pessoas deverão usar máscaras e respeitar o distanciamento social.

Workshop – A programação do Workshop de abertura do “Dezembro Vermelho” contemplará quatro palestras sobre diferentes temas em saúde. Após a abertura do evento a ser feita pelo diretor-presidente da FMT-HVD, Dr Marcus Vinitius de Farias Guerra, ocorrerão as palestras: “Ferramentas de Busca de Dados em Saúde”, “Como é realizada uma pesquisa científica em Saúde”, “Abordagens de Temas em HIV/AIDS” e a apresentação do “Estudo Mosaico”, da vacina contra o HIV.

O evento contará com o Bazar Solidário organizado pelo Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB) em prol da Casa Miga de Acolhimento LGBT+. O evento visa arrecadar fundos para a manutenção das atividades da entidade. Todos os valores arrecadados são revertidos integralmente em favor da instituição.  

Estudo Mosaico – Mosaico é um estudo de eficácia para a vacina preventiva contra o HIV-1 em investigação pela Janssen. Tem como objetivo principal demonstrar a eficácia de um regime vacinal capaz de proteger contra uma ampla variedade de cepas virais de HIV-1, responsáveis pela epidemia em todo o mundo.


A pesquisa é uma parceria público-privada entre a Janssen Vaccines & Prevention B.V., parte das empresas farmacêuticas Janssen da Johnson & Johnson, o HIV Vaccine Trials Network (HVTN) e o National Institute of Health (NIH). Participam do ensaio clínico 55 instituições de saúde nas Américas do Norte e do Sul e na Europa, sendo oito no Brasil.

Fotos: Divulgação/FMT-HVD

Leia Também

Centro de reabilitação da policlínica codajás entrega cadeiras de banho para pacientes

Barbara Nascimento

Governador Wilson Lima entrega armamentos para Batalhão da Polícia Militar em Tabatinga

Victoria Farias

Wilson Lima anuncia que 100% das unidades hospitalares do interior já têm respiradores

admin