Brasil

Falso pastor apontado como chefe do tráfico em Belford Roxo é preso; suspeito concorria à Câmara de Vereadores

A Polícia Civil do RJ e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prenderam nesta quinta-feira (29), na Operação Itália, o homem apontado como chefe do tráfico no Complexo do Roseiral, em Belford Roxo. O pastor Elisamar Miranda Joaquim era candidato à Câmara de Vereadores do município pelo PDT.

Elisamar é irmão de Eliezer Miranda Joaquim, o Criam, uma das lideranças do Comando Vermelho em Belford Roxo, que foi preso ano passado. De acordo com a polícia, Criam continua controlando, da cadeia, as atividades do tráfico no Complexo do Roseiral.

Ainda segundo as investigações, foi de Criam a ideia para Elisamar se lançar na política. A polícia afirma que Elisamar, caso fosse eleito vereador, tentaria ampliar os domínios da quadrilha, com influência em serviços públicos.

Além do candidato a vereador, agentes prenderam duas pessoas — um é Leone da Silva Souza, apontado como braço direito de Cremilson Almeida de Souza, o Coroa.

Criam e Elisamar herdaram o comando da quadrilha quando Coroa foi preso, em março.

Narcomilícia

Segundo o MPRJ, o bando de Criam e de Elisamar não só controlava o tráfico no Roseiral, como também adotava táticas de milícia, com extorsões e ameaças.

A polícia afirma que a quadrilha explorava conjuntos habitacionais. Para tal, indicavam os síndicos, a quem cabia cobrar taxas dos moradores. Caso eles não pagassem, o fornecimento de água era suspenso — podendo chegar à expulsão.

Os promotores acrescentam que os narcomilicianos ainda impunham o monopólio na venda de cestas básicas e de gás de cozinha e cobravam taxas de motoristas de vans.

Segundo a polícia, o grupo está por trás de diversos assassinatos na região.

No total, agentes saíram para cumprir 10 mandados de prisão e 61 de busca e apreensão.

Pastor Elisamar Miranda, na foto da urna — Foto: Reprodução/TSE

Pastor Elisamar Miranda, na foto da urna — Foto: Reprodução/TSE

G1 RJ

Leia Também

Quatro PMs acusados pela morte de Amarildo são absolvidos em segunda instância

admin

Justiça solta PMs suspeitos de estuprar jovem em viatura

admin

Universidade de Brasília e HUB iniciam teste de vacina contra covid-19

admin