Brasil

“Essa de 50% é uma boa vacina ou não?” ironiza presidente sobre vacina Chinesa

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quarta-feira (13) a apoiadores que está “apanhando por causa da vacina” há quatro meses. Disse ainda que, após o anúncio desta terça-feira (12) do Instituto Butantan sobre a eficácia da CoronaVac, as pessoas “estão vendo a verdade”.

– Essa de 50% é uma boa vacina ou não? O que eu apanhei por causa disso. Agora estão vendo a verdade. Eu estou há quatro meses apanhando por causa da vacina. Entre eu e a vacina tem a Anvisa. Eu não sou irresponsável. Não estou a fim de agradar quem quer que seja – afirmou o presidente a apoiadores nesta manhã.

Ontem, o Instituto Butantan, ligado ao governo paulista de João Doria (PSDB) e que desenvolve a CoronaVac em parceria com a chinesa Sinovac, anunciou que a taxa de eficácia geral da vacina contra o novo coronavírus é de 50,38% para prevenir sintomas muito leves. Na semana passada, o instituto havia anunciado que a eficácia para sintomas leves é de 78% e para graves, de 100%.

No próximo domingo (17), está previsto que o conselho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) delibere sobre o uso emergencial da CoronaVac e sobre o imunizante da Oxford/AstraZeneca, que será distribuído no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em resposta a um apoiador que disse ser da Fiocruz “a vacina certa”, Bolsonaro respondeu que será a certa “a vacina que passar pela Anvisa, seja ela qual for”.

– Já temos um crédito de R$ 20 bilhões para comprar isso daí – completou o presidente.

*Estadão

Leia Também

Fotos antigas de animais mortos e feridos circulam como se fossem vítimas de atuais queimadas

admin

Distrito Federal proíbe visitas a pacientes internados com coronavírus

admin

Gabriel Monteiro sofre ataque mas é salvo por carro blindado

Junior Ferreira