Brasil

Eleitor tem até esta quinta-feira para solicitar segunda via do título

Termina nesta quinta-feira (5) o prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado, de acordo com o calendário das Eleições Municipais 2020.

Para a emissão da segunda via do título, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral, isto é, não ter débitos pendentes, como multas por ausência no pleito ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário, ou ainda ter recebido infrações em razão da violação de dispositivos do Código Eleitoral.


O título eleitoral não é o único documento que possibilita a participação nas urnas. O eleitor pode se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O cidadão que estiver em situação regular com a Justiça Eleitoral tem como alternativa ao título impresso, a versão digital do documento, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O e-Título só serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o cadastramento biométrico e o registro tenha foto.

O aplicativo também informa o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até a seção eleitoral. Além disso, o app tem outros serviços, como a emissão de certidões de quitação eleitoral e negativa de crimes eleitorais. O local de votação ainda pode ser conhecido no Portal do TSE, na seção Serviço ao eleitor > Local de votação, que está no menu lateral direito do site. A consulta pode ser feita pelo nome do eleitor, CPF ou número do título, data de nascimento e nome da mãe.

Leia Também

Mulher clama para o marido não matá-la enquanto era torturada pelo mesmo

admin

Governo aguarda ajuste do TCU para contratar militares da reserva Decreto deve ser publicado ainda esta semana, diz Bolsonaro

admin

Cobra naja que picou estudante é achada atrás de shopping

admin