Amazonas

Dia Nacional da Cultura tem programação gratuita em Manaus

Exposições e espetáculos compõem a agenda desta quinta-feira (05/11) em homenagem a data

No Dia Nacional da Cultura, celebrado nesta quinta-feira (05/11), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, apresenta uma agenda gratuita em homenagem a data, com abertura de exposições e espetáculos.

Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, a pasta preparou programação especial, mas vai disponibilizar um número limitado de vagas, uma vez que são cumpridos rigorosamente os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19. Entre as medidas estão o distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local. O uso de máscara é obrigatório.

“Temos todo cuidado, monitoramento e controle para que o público e nossos colaboradores estejam num ambiente seguro”, comenta o titular de Cultura e Economia Criativa. “Queremos evidenciar esta data com conteúdo significativo, mas com responsabilidade, principalmente quando enfrentamos o novo coronavírus, e a cultura tem sido tão importante para atravessar esse momento delicado”.

Programação – No Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, no Centro de Manaus, às 9h, acontece a abertura da exposição “Traços Tribais”, de Noleto, com curadoria de Jandr Reis. Com o azul em várias tonalidades, o artista plástico goiano traz nas obras experiências geométricas.

O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 15h, com acesso por meio de agendamento no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Às 10h e às 14h30, no hall do Teatro Amazonas, que fica no circuito cultural do Largo de São Sebastião, o Balé Folclórico do Amazonas apresenta trechos do espetáculo “Dançando Nossos Compositores”. Serão exibidas coreografias em repertório de Raízes Caboclas e Celdo Braga.

Celebração – Já na Galeria do Largo, também no Largo de São Sebastião, às 18h, vai ser a vez de inaugurar a exposição “05ReferênciasAmazônidas”, que faz parte da comemoração dos 15 anos do equipamento cultural. A mostra, seguindo um viés cronológico, conta com obras de Moacir Andrade, Óscar Ramos, Hahnemann Bacelar, Bernadete Andrade e Roberto Evangelista, com concepção expositiva de Cristovão Coutinho e texto curatorial de Luciane Páscoa.

As peças em pinturas, desenhos, objetos, poesias, trabalhos gráficos, vídeos compõem o acervo de criadores referenciais na história da arte amazonense, brasileira e do mundo, com respectivas biografias elaboradas por estudiosos como Priscila Pinto, Décio Viana, Valter Mesquita, Alberto Saraiva e Sávio Stoco. As obras fazem parte dos acervos da Pinacoteca do Estado, da Coleção Amazoniana/UFPA, além dos acervos particulares de José Cardoso, Gabriel e Ivone Andrade e Jair Jacqmont.

A casa funciona das 15h às 20h, de terça-feira a domingo. Não é necessário agendamento; no entanto, as visitas são feitas com grupos de até dez pessoas para atender aos protocolos de segurança.

Concerto – Às 20h, a Amazonas Filarmônica sobe ao palco do Teatro Amazonas para apresentar obras de Bohuslav Martinů e Nino Rota. O acesso é gratuito, com agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e pelo site do Teatro Amazonas (teatroamazonas.com.br).

Para executar “Noneto n.2”, de Martinů; e “Nonetto”, de Rota; estão confirmados Tatiana Gerassimova (flauta), Hristo Ganev (oboé), Vadim Ivanov (clarinete), Alexandre Mourzitch (fagote), Assen Anguelov (trompa), Nikolay Mutafchiev (violino), Vladimir Rusev (viola), Adriana Velikova (violoncelo) e Miroslava Krastanova (contrabaixo), numa formação de câmara que mistura um quinteto de sopros com um quarteto de cordas.

Dia da Cultura – Instituído por meio de lei federal em 1970, a data é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa.

FOTOS: Michael Dantas (Teatro Amazonas, Palacete Provincial e Galeria do Largo) e Divulgação (Balé Folclórico do Amazonas)

Leia Também

Em três meses de atuação, Rocam Motos prendeu 83 criminosos em Manaus

Victoria Farias

Fuam retoma ações de monitoramento da hanseníase no interior

Victoria Farias

SES-AM participa de ação sobre segurança alimentar em cozinhas comunitárias

Victoria Farias