Amazonas

Centros de Convivência do Governo do Amazonas têm programação extensa em novembro

As comemorações e atividades relativas ao Novembro Azul, ao Dia da Consciência Negra e à campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres fazem parte da grade de programação do mês de novembro nos sete Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), em Manaus

Mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), os CECFs e o Ceci vão realizar essas ações para as comunidades onde estão instalados, obedecendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da pandemia da Covid-19, adaptando a programação por meio das redes sociais, com lives e vídeos.

O Novembro Azul é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem. A campanha tem como foco a prevenção. O Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro, é uma forma de reconhecimento da atuação dos descendentes africanos na construção da sociedade brasileira. O mês é chamado também “Novembro Negro”, por conta das comemorações da data nacional de Zumbi dos Palmares.

De abrangência internacional, a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Raiz – O CECF André Araújo, na Raiz, zona sul, vai abrir a campanha Novembro Azul no dia 4, na quadra do centro, com a participação dos alunos dos cursos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e grupos de convivência. Além de uma palestra sobre o tema, vai ter distribuição de folders informativos e sorteio de brindes aos participantes.

No decorrer do mês, o centro vai realizar atividades com o grupo Criança Feliz, na parte da manhã e à tarde, com integração, oficina de pulseira de miçangas, enfeites natalinos, cuja temática é focada na prevenção do câncer infantil e em alusão à Consciência Negra. O grupo de mulheres vai realizar atividades variadas, como oficina voltada para a geração de renda com a produção de estampas natalinas.

O grupo de idosas vai fazer visitas domiciliares para entrega de informativos sobre prevenção do câncer de próstata, Consciência Negra e os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. As idosas realizarão ainda oficinas itinerantes e confecção de enfeites natalinos.

Santo Antônio – No CECF Magdalena Arce  Daou, no Santo Antônio, zona oeste, a campanha será aberta no dia 5, às 15h30, com uma palestra sobre a saúde do homem. Em seguida, será servido um lanche e sorteio de brindes. Haverá ainda panfletagem de folders da campanha pela equipe psicossocial da Seas. No dia 13, às 14h30, no hall do centro, haverá uma programação sobre o Dia Mundial do Combate à Diabetes, com medições de glicemia, palestra educativa e panfletagem em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Vicente de Paula.

Outra atração do centro será a roda de capoeira do Cras Compensa II, no dia 19, às 15h. No dia 20, será postado um vídeo sobre o Dia da Consciência Negra com o presidente da Associação do Movimento Orgulho Negro do Amazonas (Amonam), Cassius Fonseca. No dia 25, o centro terá evento sobre o fim da violência contra a mulher. E, no dia 26, a Unidade Móvel do Hemoam vai realizar coleta de sangue dos usuários do centro em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue.

Alvorada – Uma palestra sobre “Saúde do Homem” com a enfermeira Cleissiane Cardoso, especialista em urgência e emergência, vai marcar a abertura da campanha Novembro Azul do Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada I, zona centro-oeste. Outras atividades vão acontecer no decorrer do mês.

Japiim – O CECF 31 de Março, no Japiim, zona sul, vai abrir os eventos do mês na terça-feira (03/11), com a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Será promovido um ensaio fotográfico com registro de fotos de expressão das integrantes do grupo Rosas Vermelhas. A exposição vai acontecer entre os dias 24 a 31 de novembro, como estimulo à autoestima feminina. Além disso, haverá palestras a favor da vida, presencial e virtual, visitas e escuta qualificada.

No dia 6 de novembro, os trabalhos serão focados na campanha Novembro Azul, conscientizando os homens da necessidade de se cuidar. A ideia é chamar a atenção para o autocuidado. Para isso, serão publicados vídeos temáticos nas redes sociais do centro sobre a rede de atendimento à saúde, visando tornar os familiares multiplicadores de informações. A ação de entrega de folders ficará a cargo de alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A programação alusiva ao Dia da Consciência Negra vai acontecer no dia 17, com sugestão de filmes sobre o tema, além da divulgação nas mídias sociais.

Cidade Nova – O CECF Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte, vai abrir a campanha Novembro Azul na terça-feira (03/11), às 8h, com um vídeo sobre o combate ao câncer de próstata, seguido da entrega de folders aos usuários que fazem caminhada livre no local. No dia 10, haverá uma roda de conversa da enfermeira Cleissiane Cardoso com os usuários do centro. No dia 16 será postado um vídeo com um urologista tratando sobre o tema.

O dia 23 será dedicado à campanha de combate ao câncer infantil, com a postagem de vídeo tratando sobre crianças portadoras de câncer.

Aparecida – O Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona sul, vai abrir a campanha Novembro Azul na quarta-feira (04/11),  com a presença dos colaboradores homens vestidos de azul, para fazer uma foto oficial no painel 3D. Entre os dias 9 e 12, acontecerá um ciclo de palestras voltadas à saúde do homem, incluindo a prevenção do câncer de próstata, com psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e proctologistas, visando conscientizar sobre os cuidados com a saúde e prevenção.

Dos dias 16 a 18, serão divulgados vídeos de sensibilização para os grupos de convivência e alunos do Cetam. No dia 19, será feita uma live sobre a Consciência Negra no Amazonas.

Mutirão – A abertura do Novembro Azul do CECF Teonízia Lobo, Mutirão, zona leste, acontecerá na quarta-feira (04/11), em sua quadra poliesportiva, das 16h às 17h. Além de uma palestra sobre a temática, serão feitos encaminhamentos de consultas em UBS e postos de saúde situados na comunidade. No mesmo dia, das 18h às 20h, será realizado torneio de futebol entre os parceiros do centro, visando promover a integração comunitária. Também haverá atendimento de barbearia oferecida pelo Cetam.

No dia 19, o Teonízia vai postar, das 9h às 10, nas redes sociais, uma live abordando o racismo, a discriminação social e a inclusão do negro na sociedade com o representante da Amonam, Cassius Fonseca, e a presidente da Associação Crioulas, Keilah Fonseca. No dia 23, haverá uma integração com os grupos infantis Balanço do Abraço e Colorindo a Vida. Será realizada uma oficina de desenhos lúdicos, pedagógicos, em alusão ao Novembro Azul, na Ludoteca do centro, das 8h ao meio-dia.

FOTOS: Arquivo Seas

Leia Também

Beto D’Angelo é eleito prefeito no município de Manacapuru

Redação

Deputado Berlamino Lins Apela por mais segurança em Novo Aripuanã

admin

Batalhão Ambiental apreende cargas ilegais em embarcações, no rio Solimões e proximidades de Manacapuru

Victoria Farias