Amazonas

Aberta temporada de ensaios para o espetáculo ‘A Caixa Mágica de Natal’

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, iniciou, nesta terça-feira (17/11), a temporada de ensaios do espetáculo “A Caixa Mágica do Natal”, que vai voltar em dezembro ao palco do Teatro Amazonas, na programação natalina. As apresentações vão acontecer entre os dias 6 e 23 de dezembro, com acesso gratuito e agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e do Teatro Amazonas (teatroamazonas.com.br).

Com direção cênica de Matheus Sabbá e texto de Thaís Vasconcelos, o musical traz a história de uma criança que redescobre o sentido do Natal após a morte da mãe, com a participação de personagens simbólicos. O espetáculo conta ainda com a Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas, que gravarão os áudios para o musical; Corpo de Dança do Amazonas, Balé Folclórico do Amazonas e Coral Infantil do Liceu Claudio Santoro, em formações reduzidas. A direção musical é do maestro Marcelo de Jesus.

“A proposta vai ser um pouco diferente porque as marcações foram mudadas, não vai mais poder ter o contato direto. É uma outra relação, a gente vai redescobrir o espetáculo porque várias cenas vão ter que ser adaptadas”, afirma Matheus. “Estamos trabalhando para que seja seguro para todos que participam do musical”.

O diretor cênico destaca a escolha dos atores Diego Leonardo, que vai interpretar o Perúcio; e Luiz Gustavo Azevedo, para o personagem Gui; durante as audições realizadas em dois formatos, on-line e presencial.

“As audições foram muito boas e conseguimos encontrar os dois atores para complementar o elenco. Sempre é um desafio escolher, mas conseguimos e temos certeza que eles vão fazer um trabalho lindo”, comenta Matheus.

Premiado – Em março deste ano, o espetáculo foi vencedor da categoria “Musical Norte”, por voto popular, da segunda edição do Prêmio Brasil Musical. E, em setembro, a “A Caixa Mágica do Natal”, recebeu sete indicações ao 20º Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional.

“Os resultados vão ser divulgados no dia 24 de novembro e, para nós, é uma conquista de todos os envolvidos nesse projeto, que movimenta um trabalho voltado à economia criativa no nosso Amazonas e à valorização, acima de tudo, de nossos artistas locais”, afirma o secretário Marcos Apolo Muniz, titular da Cultura e Economia Criativa. “Desta vez, na programação natalina, trazemos o musical com protocolos de segurança em prevenção à Covid-19”.  

Enredo – Com 1h20 de duração e embalado por uma trilha sonora com clássicos de Natal e referências pop, o espetáculo faz uma viagem lúdica pelo universo natalino ao contar a história de uma criança que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal. Mas tudo muda quando, a pedido de sua avó, abre um baú de memórias, lê uma carta deixada por sua mãe e mergulha num mundo mágico ao lado da duende Jujuba.

Protocolos – O Teatro Amazonas, administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, cumpre protocolos de segurança para prevenir a transmissão da Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local. O uso de máscara é obrigatório.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está no Youtube, Instagram, Facebook e Twitter (@culturadoam) e no aplicativo Cultura.AM.

FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Leia Também

Governo do Amazonas oferece cursos de qualificação para mulheres em situação de vulnerabilidade

admin

Governo do Amazonas prorroga prazo para que empresas do PIM apresentem Estudo de Competitividade

Barbara Nascimento

Centros Estaduais de Convivência adotam Setembro Amarelo com ações preventivas contra o suicídio

Barbara Nascimento